Cenas de segurança não provam depredação por infiltrados durante 1h30 no Palácio do Planalto em 8 de janeiro

Publicado originalmente em Agência Lupa por Bruno Nomura. Para acessar, clique aqui.

Circula pelas redes sociais um vídeo de um homem não identificado que analisa imagens captadas por câmeras de segurança do Palácio do Planalto em 8 de janeiro. A partir delas, ele sugere que os “patriotas” teriam ingressado ao prédio apenas a partir das 16h58, depois de uma hora e meia de depredação promovida por supostos infiltrados. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Parece que agora que os patriotas estão chegando, tá vendo? E aí, o que que eles fazem? Eles [supostos infiltrados] estão dentro dos prédios, com os prédios já detonados, o Palácio [do Planalto] já detonado, e as portas ainda fechadas […] Olha agora a hora que os patriotas ainda estão chegando: 16h58. Uma hora e meia depois de todo esse vandalismo, [que] aconteceu dos patriotas chegarem, entendeu?”

– Narração em vídeo que, até 17h do dia 8 de fevereiro de 2023, havia sido visualizado por 68 mil usuários no Facebook

Falso

A informação analisada pela Lupa é falsa. Imagens veiculadas pela imprensa mostram que golpistas já entravam e saíam livremente do Palácio do Planalto muito antes das 16h58 do dia 8 de janeiro — o que invalida a tese de que os manifestantes só teriam acessado a sede da Presidência da República quando o espaço já havia sido depredado por infiltrados.

No vídeo, o homem utiliza como argumento a cena da quebra do relógio feito pelo francês Balthazar Martinot, trazido ao Brasil por Dom João VI em 1808, flagrada por câmeras de segurança. A imagem, obtida pelo programa Fantástico, da TV Globo, marcava o horário das 15h33. A partir dele, o homem calcula que os supostos infiltrados teriam depredado o patrimônio público durante uma hora e meia até que os primeiros “patriotas” conseguissem entrar no Planalto.

No entanto, os registros da imprensa mostram outra história. Às 14h53, a CNN Brasil interrompia sua programação para exibir imagens de manifestantes furando bloqueios na Esplanada dos Ministérios e seguindo em grande número rumo à Praça dos Três Poderes.

Às 15h11, a CNN Brasil noticiou que golpistas tentavam invadir o Palácio do Planalto. Minutos depois, às 15h25, a emissora passou a exibir imagens de manifestantes ao redor do prédio, já com a informação de que o estacionamento do local havia sido invadido.

Às 15h55, um funcionário do Palácio do Planalto confirmou ao jornalista Gustavo Uribe que golpistas estavam depredando o espaço, inclusive ingressando nele por meio da conhecida rampa presidencial que dá acesso ao Salão Nobre.

As imagens de câmeras de segurança obtidas pelo Fantástico corroboram essa informação. Às 15h57, era possível ver manifestantes entrando em grande número no Planalto por meio da rampa.

Uma hora antes do estimado pelo homem no vídeo analisado, às 15h58, a CNN Brasil passou a transmitir as primeiras imagens da destruição no interior do Planalto. Nelas também é possível identificar golpistas circulando pela rampa, além de um grande contingente de pessoas ao redor do prédio.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste