Canal de transposição do São Francisco foi fechado após início do governo Lula?

Publicado originalmente em Coar Notícias. Para acessar, clique aqui.

Por Marta Alencar

Etiqueta: Se Faz (Mentira)

No Twitter, usuários compartilham um vídeo que mostra o leito seco de um canal de transposição do Rio São Francisco. No vídeo, uma mulher não identificada afirma que as bombas foram desligadas e sugere que a medida ocorreu após o início do governo Lula. No entanto, a informação não procede. As bombas não foram desligadas nesses 31 dias de governo Lula, e nem que o suprimento de água foi interrompido.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) informa que o trecho mostrado no vídeo em questão é referente à estrutura inicial do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), localizado no município de Jati (CE) e que desde novembro de 2022, não há liberação de água por esse canal conforme destaca a reportagem do G1. O governo estadual do Ceará e a Secretaria de Recursos Hídricos também desmentem a mensagem falsa.

Em nota para Aos Fatos, o MDR informou que os conjuntos de bombas da Estação EBI-3, do Eixo Norte do PISF, em Salgueiro (PE), tiveram as atividades interrompidas para a realização de manutenção dos equipamentos, que vinham apresentando problemas desde setembro de 2022, quando houve paralisação de um dos conjuntos.

Convém acrescentar que os reservatórios apresentam capacidade para manter o abastecimento nas regiões atendidas.

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo WhatsAppTelegram ou pelo nosso email coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

Referências da COAR:

Governo do Ceará

Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

G1

Aos Fatos

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste