Publicado originalmente em Agência Bori. Para acessar, clique aqui.
Highlights
- Prêmio Jabuti Acadêmico foi criado neste ano para valorizar e reconhecer a excelência de autores e editores de livros de áreas científicas, técnicas e profissionais
- Nesta primeira edição, concorrem 1.953 obras de editoras comerciais e universitárias de todo o país para 29 categorias do prêmio
- Listas dos 10 nomes selecionados para cada categoria da premiação são anunciadas na 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Belém (PA)
A primeira edição do novo Prêmio Jabuti Acadêmico já tem semifinalistas. A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anuncia nesta quarta (10), na 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Belém, no Pará, as listas dos 10 nomes selecionados de cada categoria da premiação que vai reconhecer – de maneira inédita – livros de áreas científicas, técnicas e profissionais.
O prêmio foi criado neste ano com o objetivo de valorizar, reconhecer a excelência e divulgar os autores e editores que se dedicam a esses segmentos no Brasil.
Na lista de autores semifinalistas estão nomes como o jornalista Bernardo Esteves (“Admirável novo mundo: uma história da ocupação humana nas américas”, da Companhia das Letras; categoria História e Arqueologia), a filósofa Sueli Carneiro (“Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser”, da Zahar; categoria Filosofia) e o sociólogo José de Souza Martins (“Capitalismo e escravidão no Brasil pós-escravista”, da Editora da Universidade Estadual Paulista — Unesp; categoria Antropologia, Sociologia, Demografia, Ciência Política e Relações Internacionais).
No total, foram 1.953 obras inscritas para esta primeira edição, de editoras comerciais e universitárias de todo o país nas 29 categorias do prêmio. São 27 categorias no eixo ciência e cultura do novo Jabuti e dois prêmios em outro eixo, de prêmios especiais, voltado a obras de divulgação científica e ilustração (que na área acadêmica é uma produção bem importante).
O anúncio dos semifinalistas foi feito na SBPC pela presidente da CBL, Sevani Matos, e pelo curador do Prêmio Jabuti Acadêmico, Marcelo Knobel.
“Esses resultados são essenciais para a CBL, pois, por meio do Jabuti Acadêmico, podemos conhecer e valorizar ainda mais obras das áreas científicas, técnicas e profissionais. É fundamental para a CBL contribuir com o seu papel central na promoção da cultura e do conhecimento, cada vez mais baseada no saber”, afirma Matos.
Para Knobel, o Prêmio Jabuti Acadêmico proporciona uma oportunidade ímpar para destacar a diversidade e a profundidade da pesquisa acadêmica no Brasil. “Podemos reconhecer e celebrar os resultados de trabalhos acadêmicos em uma plataforma dedicada, valorizando suas contribuições significativas para o conhecimento e para a sociedade.”
Na próxima etapa, serão anunciados cinco finalistas, ainda neste mês, em 18 de julho. Os vencedores das 29 categorias, serão conhecidos em cerimônia no dia 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Receberão a estatueta em cerimônia especial e um prêmio de R$ 5 mil.