Publicado originalmente em Intercom. Para acessar, clique aqui.
O primeiro encontro do Café Intercom em 2025, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), já tem data e hora marcadas. Pesquisadores(as) das cinco regiões do Brasil vão apresentar indicadores de credibilidade para o jornalismo nacional, em um debate, no dia 26 de março, às 19h.
A live mostrará como uma pesquisa aplicada financiada pelo CNPq resultou no ICJOR, o Índice de Credibilidade Jornalística. A proposta é fruto do trabalho de três anos, junto com o livro Credibilidade Jornalística (Ed. Insular), recém-lançado. Participarão do evento online Rogério Christofoletti (UFSC), Danilo Rothberg (Unesp), Rafiza Varão (UnB), Josenildo Luiz Guerra (UFS) e Ana Prado (UFPA). A transmissão será feita pelo YouTube da Intercom, sem inscrição prévia.
A live é destinada a estudantes, docentes, pesquisadores(as), profissionais da área e comunidade em geral. No chat, será disponibilizado um formulário para preenchimento dos dados pessoais para posterior emissão de certificado aos participantes.
CHAMADA ABERTA PARA EVENTOS EM 2025
A agenda do Café Intercom para 2025 está aberta, com o objetivo de aproximar pesquisadores(as) do nosso campo e a sociedade, atendendo especificidades culturais e regionais. Associados(as) interessados(as) em uma das agendas têm liberdade de escolher o modelo de apresentação do evento, podendo variar entre uma palestra, seguida de debate aberto ao público; uma mesa redonda com a participação de dois ou mais convidados; ou, ainda, um lançamento de livro.
Conforme a chamada, os locais de realização ficam a critério do(a) pesquisador(a) proponente, nos formatos presencial ou online. Em ambos os casos, a Intercom vai colaborar com a divulgação do evento.
Idealizado pelo professor Manuel Chaparro, que presidiu a entidade na gestão 1989-1991, o Café Intercom representa mais uma forma de conhecer e divulgar o que tem sido realizado pelos(as) associados (as) da entidade em todo o país, através dos canais da Intercom, de forma leve e autônoma. “Queremos contar com a participação espontânea dos pesquisadores e pesquisadoras da entidade, com discussões que reflitam questões contemporâneas que atravessam o campo da comunicação, e também abrir um espaço mais fluido para temas diversos”, aponta a diretora cultural da Intercom, Márcia Guena (UNEB).
Associados(as) ativos(as) – ou seja, com a anuidade 2025 quitada – podem enviar suas proposições de evento via formulário. Com a definição da temática, data, modalidade (remota ou presencial) e formato (palestra, mesa-redonda ou lançamento de livro), a proposta é enviada para apreciação. Após a aprovação, é de responsabilidade do(a) proponente o envio de informações para divulgação.
Se você já é associado(a) da Intercom, faça parte do calendário de eventos do Café Intercom. Se ainda não é, mas quiser propor um evento, associe-se e aproveite outros benefícios, como isenção da taxa de inscrição nos congressos regionais e no nacional de 2025. Saiba mais.
Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail secretaria@intercom.org.br.