BOATO: STF não autorizou monitoramento de brasileiros no WhatsApp e nas redes sociais

Publicado originalmente em Coar Notícias por Marta Alencar. Para acessar, clique aqui.

Etiqueta: Se Faz

Circula novamente um boato de 2018 no WhatsApp, que tem alarmado usuários do aplicativo de mensagens. O texto falso afirma que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou um monitoramento dos usuários nas redes sociais. O STF não determinou o tal monitoramento amplo. “Todos os dispositivos estão conectados aos sistemas departamentais do Governo Federal e dos governos do mundo”, alardeia o falso texto, que orienta os usuários do aplicativo e das redes sociais a evitar “dizer informações sensíveis ou sensíveis aos seus amigos e familiares”. 

Convém acrescentar que o boato mencionado no primeiro parágrafo pela COAR não é sequer uma produção original brasileira. O texto espalhado no país é a tradução de uma notícia falsa que circulou em países como Índia e África do Sul.

Investigação em curso

Diante dos ataques antidemocráticos no país, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), informou que vai recorrer a diferentes registros de informações para responsabilizar os bolsonaristas radicais envolvidos na invasão e na depredação das sedes dos três poderes, em Brasília. O trabalho de identificação dos manifestantes, acusados de terem praticado “atos terroristas”, passará pela coleta de informações de geolocalilzação de celulares pessoais, postagens nas redes sociais “capazes de identificar materialidade e autoria dos ilícitos praticados”, dados “telemáticos” dos ônibus que chegaram à capital federal nos últimos dias, registros de visitação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e imagens das câmeras junto a “todos hotéis e hospedarias” que possam auxiliar no reconhecimento facial dos envolvidos.

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo WhatsAppTelegram ou pelo nosso email coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

Referências da COAR:

Veja

Valor Investe

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste