Boato ou verdade? 10 alimentos para cabelos saudáveis com a mestra e nutricionista Ana Rafaela Silva Pereira

Publicado originalmente em Coar Notícias. Para acessar, clique aqui.

Ao pesquisar no Google, quais alimentos ajudam o cabelo a crescer mais rápido, aproximadamente 847 mil resultados (0,57 segundos) apareceram. No Youtube, milhares de vídeos também indicam receitas e alimentos que seriam recomendados por especialistas. No entanto, existem canais e sites que promovem conteúdos sem qualquer comprovação científica. Ou seja, existem muitos boatos sobre alimentos que seriam benéficos para a saúde dos fios. Milhares de usuários na internet acabam sendo enganados ou manipulados por conteúdos falsos e promovidos por pseudoespecialistas.

COAR entrevistou a nutricionista e mestra do Programa de Pós-graduação de Ciências e Saúde da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Ana Rafaela Silva Pereira para o quadro Saúde sem Desinformação, para esclarecer alguns conteúdos sobre alimentos que são mencionados nesses canais, se de fato, eles são verdadeiros ou apenas boatos. Confira:

1-Chá de camomila mais sol, tem efeito clareador?

Sim, mas não significa que deva fazer isso! A saúde do cabelo é muito importante, e por vezes não é dado a devida atenção, podendo gerar até frustação e baixa autoestima. Muitos estudos acerca da camomila, demonstra seus diversos efeitos benéficos para saúde, por ser um composto rico em substâncias com ação anti-inflamatória, antioxidantes, calmante e até mesmo antitumoral e quimioprotetora. Porém, há um número reduzido de estudos científicos envolvendo a camomila e a ação clareadora do cabelo. Mas, através da cultura milenar, é possível associar tal efeito clareador, onde hoje, com a vasta tecnologia, é possível encontrar produtos clareadores que em sua composição há o extrato de camomila ou Matricaria chamomilla. E ele não é o único, extratos de ácido cítrico (presente principalmente em frutas cítricas, ricas em vitamina C) também fazem parte da composição desses produtos.

É necessário saber que quando o cabelo passa por esse processo de clareamento, o fio estará mais exposto, e assim mais susceptível a danos. Por isso, é necessário que sempre busque um profissional, para avaliar se o cabelo está saudável para um clareamento, e se estiver, procurar métodos que faça esse processo de forma saudável para os fios, o que exclui assim a ampla exposição ao sol.

2- A alimentação saudável melhora a qualidade dos cabelos?

Com certeza! Apesar de ser células mortas (por isso não se sente dor ao cortar), a saúde do cabelo pode ser sim influenciada pela alimentação, pois para a continuidade do crescimento, e o bom aspecto do couro cabeludo, são necessárias proteínas, vitaminas e minerais.

O que muito é divulgado por influencers, através de publicidades pagas, são suplementos vitamínicos para melhora do cabelo já grande, o que torna um mito, uma vez que tais nutrientes agem apenas nas novas células. Outro fator importante, acerca de suplementos, são as quantidades de nutrientes ingeridas de forma diária, onde apenas com alimentação balanceada já é o suficiente para suprir as necessidades.

Pesquisas realizadas no Estados Unidos, mostraram que pessoas que realizavam suplementação, sem indicação nutricional, e mantinha uma qualidade de alimentação ótima, acabaram tendo uma maior incidência de variadas doenças ocasionados por hipovitaminose (percentual de vitamina maior que a capacidade diária), e uma delas foi a queda de cabelo.

3- Aplicar receitas caseiras de frutas nos cabelos, como o abacate, acelera a hidratação e o crescimento dos fios?

Como nutricionista, o que aconselho sempre é que coma o alimento. Antigamente podia ser comum a utilização de alimentos, para o tratamento do cabelo, mas com o passar dos anos, e o alto desenvolvimento tecnológico dos produtos de beleza, hoje pode-se facilmente adquirir produtos específicos para todos os tipos de cabelo. Tais produtos contém as substâncias específicas encontradas em determinados alimentos, o que nos traz segurança e eficácia nos tratamentos.

Outro ponto é que não adianta colocar alimentos no cabelo, se você não possuir uma boa qualidade de vida, em que a alimentação balanceada faz parte.

4 – Cenoura, queijo minas, leite, ovo, batata doce, couve-manteiga e tomate ajudam a retardar o envelhecimento dos fios?

Sim, mas não de forma exclusiva. O envelhecimento capilar pode se dar por variadas formas, como exposição excessiva ao sol, poluição, tabagismo, alimentação desregulada, estresse e fatores genéticos ligados a raça, sexo biológico e falhas nas expressões gênicas. Esse conjunto irá interferir de forma direta no ciclo capilar, uma vez que é esperado que todos os indivíduos ao atingir 60 anos, tenha esse envelhecimento natural presente.

Texto escrito por

Nutricionista Ana Rafaela Silva Pereira

CRN-11 12458

Revisado por Marta Alencar

REFERÊNCIAS

ALFAWAZ, H. et al. Prevalence of dietary supplement use and associated factors among female college students in Saudi Arabia. BMC Women’s Health. v. 17, p. 116, 2017. doi: 10.1186/s12905-017-0475-y

ALMOHANNA, H.M. et al. The Role of Vitamins and Minerals in Hair Loss: A Review. Dermatol Ther (Heidelb). v. 9, n. 1, p. 51-70, 2019. doi: 10.1007/s13555-018-0278-6

BURNS, E.K.; PEREZ-SANCHEZ, A.; KATTA, R. Risks os Skin, Hair, and Nail Suplements. Dermatol Pract Concept. v. 10, n. 4, e2020089, 2020. doi: 10.5826/dpc.1004a89

CARVALHO, A.C.F.; BRANDÃO, B.J.F. Mudanças associadas ao envelhecimento capilar: Revisão Bibliográfica. BWS Journal. v. 4, e210600215, p. 1-11, 2021.

DRUGS AND LACTATION DATABASE (LactMed) [Internet]. Bethesda (MD): National Library of Medicine (US); 2006–. Chamomile. 2021 Feb 15. PMID: 30000867.

EDDIN, L.B. et al. Health Benefits, Pharmacological Effects, Molecular Mechanisms, and Therapeutic Potential of α-Bisabolol. Nutrients. v. 14, n. 7, p. 1370, 2022. doi: 10.3390/nu14071370

SCHWEIGER, D. et al. Highly efficient and compatible shampoo for use after hair transplant. Clinical, Cosmetic Investigational Dermatology. v. 8, p. 355-360, 2015. doi: 10.2147/CCID.S86015

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste