Publicado originalmente em Agência Lupa por Maiquel Rosauro. Para acessar, clique aqui.
Um vídeo gravado a partir das arquibancadas de um estádio de futebol mostra trecho de uma partida nas Olimpíadas de Paris. Em determinado momento, o vídeo foca nas bandeiras de alguns países e o homem que faz a gravação afirma que, no centro da bandeira brasileira, o círculo que deveria ser azul foi substituído pela cor preta e que não há a frase Ordem e Progresso escrita. É falso.
Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:
Caraca, olha que vacilo. A bandeira brasileira (…) o círculo não tá azul e não está escrito Ordem e Progresso. Tá preta, olha que coisa estranha”
– Fala dita em vídeo que, até 15h51 do dia 29 de julho de 2024, havia sido recebido 123,9 mil visualizações no X
Falso
O vídeo foi gravado durante a partida entre Uzbequistão e Espanha, em 24 de julho, no estádio Parque dos Príncipes, em Paris, na primeira rodada do Grupo C do futebol masculino nas Olimpíadas de 2024. Ao contrário do que afirma o homem, a bandeira brasileira não sofreu nenhuma modificação, como pode ser visto na fotografia abaixo, no perfil da TNT Sports México no X, que cobriu o confronto.
A Lupa identificou a partida a partir dos banners que aparecem no vídeo, remetendo a Paris 2024, e, principalmente, pelos uniformes das duas equipes. As imagens mostram que os jogadores de um dos times vestem calções e camisetas brancas (Uzbequistão), enquanto do outro lado os atletas estão com camisetas vermelhas e calções pretos (Espanha). Além disso, o árbitro veste uma camiseta azul com calção preto. A partir disso, foi necessário analisar vídeos de algumas partidas até encontrar o jogo correto.
O vídeo foi gravado no ângulo oposto ao da transmissão da TV, o que impossibilitou encontrar o momento exato do registro. A partir das imagens da Cazé TV é possível comparar com o vídeo gravado da arquibancada.
À esquerda o vídeo gravado das arquibancadas. À direita, as imagens da Cazé TV no ângulo oposto. Fotos: Reprodução
Não foi possível encontrar na transmissão da Cazé TV alguma imagem que mostrasse as bandeiras no alto do estádio em um bom ângulo. Contudo, a Lupa teve êxito após pesquisar pelas palavras-chaves “fútbol” (futebol em espanhol) e “@Paris2024” (perfil oficial dos jogos) no X. Além da imagem da TNT Sports México, também foi possível encontrar o tweet abaixo, do jornalista David Ramiro Leyva, que mostra um ângulo aberto da apresentação dos times e das bandeiras ao fundo.
Utilizando as palavras-chaves “España” e “Uzbekistán” foi encontrado no X uma terceira imagem que mostra a bandeira brasileira com suas cores tradicionais.
Nenhum veículo de imprensa noticiou qualquer erro na bandeira brasileira apresentada no confronto. É possível que o tom mais escuro do círculo captado na imagem se deva à iluminação. No comparativo com a imagem da Cazé TV, se percebe que o vídeo presente no post capta maior quantidade de luz, o que pode ter contribuído para o efeito visualizado na bandeira.
Esse conteúdo também foi verificado por Boatos.Org.