Publicado originalmente na coluna da DiraCom em Brasil de Fato
O governo de Donald Trump tem sucessivamente adotado medidas que ameaçam as estruturas do Estado norte-americano, do setor privado e da sociedade civil que possam, de alguma forma, representar limitações ao seu poder. Depois de atacar o Poder Judiciário e as universidades norte-americanas, o alvo da vez é o Serviço Público de Mídia, que reúne milhares de emissoras locais sem fins lucrativos espalhadas por todas as regiões dos Estados Unidos.
Grande parte desse sistema depende de financiamento público federal, um modelo consolidado há décadas. No entanto, no início de maio uma ordem executiva de Trump orientou a Corporation for Public Broadcasting (CPB), que administra os investimentos do governo federal em radiodifusão pública, a parar de financiar o setor, com a interrupção no repasse de pouco mais de US$ 500 milhões (cerca de R$ 2,8 bilhões na cotação atual).
Segundo análise publicada na coluna da organização Direito à Comunicação e Democracia (DiraCom) no veículo Brasil de Fato da semana passada, este cenário de boicote ao serviço público de mídia estadunidense traz um alerta para o Brasil.
Leia a análise completa neste link: https://www.brasildefato.com.br/colunista/diracom-comunicacao-e-democracia/2025/06/03/ataque-de-trump-contra-emissoras-publicas-nos-eua-e-as-licoes-para-o-governo-lula/.