Publicado originalmente em Perfil-I IBICT. Para acessar, clique aqui.
A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (Eduepb) lançou o Guia de Resistência à Desinformação, durante o Encontro Paraibano de Combate à Desinformação, realizado entre os dias 28 e 29 de outubro, em João Pessoa (PB). A obra tem coautoria das pesquisadoras Ana Paula Alencar e Juliana Ferreira Marques, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF) e doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB), respectivamente.
A publicação se une aos esforços da comunidade científica brasileira para o enfrentamento da disseminação desenfreada de informações falsas e distorcidas, a partir de uma pesquisa cuidadosa. Disponível em formato de e-book, o guia trata-se de um material gratuito, produzido como parte das ações do Projeto de Extensão Comunica UEPB: o despertar da consciência crítica e o combate à desinformação na educação paraibana, com o objetivo de esclarecer os mecanismos pelos quais a desinformação se dissemina e de fornecer ferramentas práticas para combatê-la.
De acordo com as autoras, a obra reforça os pilares do projeto extensionista, cujo foco foi a realização de oficinas, presenciais e remotas, junto a estudantes e docentes de oito escolas estaduais de referência na Paraíba, de modo a auxiliá-los no combate à desordem informacional e na promoção da competência crítica em informação, em consonância com o Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF). Dessa forma, o guia integra práticas da Educação Midiática e conteúdos da Educação Básica, na perspectiva da transversalidade. “O guia é o resultado de uma série de oficinas sobre o combate à desinformação, com base teórica na Competência Crítica da Informação e nos seus níveis, junto às proposições da Educomunicação, de forma transversal, em qualquer área, em qualquer assunto”, destaca Alencar.
Membro do Grupo de Pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i), Ana Paula Alencar também ministrou a oficina “Desinformação: um tema transversal”, durante o evento, que reuniu um público de cerca de 500 participantes, entre acadêmicos, autoridades e sociedade civil.
Defesa da democracia
O projeto conta com o apoio institucional do Governo do Estado da Paraíba e do STF, no contexto do Programa de Combate à Desinformação, do qual a UEPB é integrante. Instituído em 2021, o programa desenvolve iniciativas para enfrentar os efeitos negativos da desinformação e para promover a democracia e os direitos fundamentais, atuando em conformidade com o sistema de proteção às liberdades de comunicação, estabelecido pela Constituição Federal de 1988, e com a Convenção Americana sobre Direitos Humanos.
Para acessar o e-book Guia de Resistência à Desinformação, clique aqui.