Publicado originalmente em Agência Lupa por Evelyn Fagundes. Para acessar, clique aqui.
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra os apresentadores Ana Maria Braga e Datena, além de Cid Moreira, morto em 2024, falando sobre um suplemento alimentar que promete tratar problemas oculares. É falso. O conteúdo foi criado com deepfake.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

[Ana Maria Braga]: Nosso querido amigo Cid Moreira acabou revelando um incrível tratamento capaz de ajudar no restabelecimento das vistas. Ele falou isso antes de sua partida […]
[Datena]: Depois de longos anos de amizade com Cid Moreira, ele acabou me recomendando um tratamento natural que consegue acabar com glaucoma, catarata e até regenera as vistas […]
[Cid Moreira]: Eu descobri um novo tratamento americano para as vistas que me fez abandonar os óculos em poucas semanas […] Esse tratamento te previne do uso de óculos, colírios e até mesmo da mesa de cirurgia. Tudo isso de forma 100% natural, tratando diretamente do conforto de sua casa, vendo resultados incríveis já nos primeiros 15 dias de uso
– Transcrição do vídeo que circula nas redes sociais
Falso
O vídeo não é verdadeiro. Trata-se de uma deepfake – técnica que manipula imagens e áudios de conteúdos originais com o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA). Ana Maria Braga, Datena e Cid Moreira tiveram suas falas forjadas para promover o produto que promete milagres. A Lupa identificou os vídeos originais que foram distorcidos por meio destas técnicas de manipulação.
Para criar o discurso da apresentadora, foi feita uma deepfake com trechos da gravação de uma entrevista que Ana Maria Braga concedeu a Pedro Bial no ano passado. Nota-se que em nenhum momento o tal tratamento é mencionado. As ferramentas SightEngine e Hive – que detectam o uso de IA em conteúdos – concluíram que houve deepfake para manipular o vídeo da apresentadora.
A Lupa identificou que trechos do programa “Tá na Hora”, apresentado por Datena em dezembro do ano passado no SBT, foram utilizados na criação da deepfake do jornalista. Como é possível observar, o apresentador também não menciona o produto. A Hive detectou o uso de IA no vídeo que forjou o discurso do apresentador.
É possível verificar que, no vídeo original, Datena fala sobre sua entrada na emissora como apresentador. Atualmente, ele não comanda mais o programa do SBT.
Para fazer a deepfake de Cid Moreira, foi utilizado um vídeo em que ele rezava a oração do Pai Nosso. A Lupa identificou o vídeo original em uma publicação no Instagram. A ferramenta SighEngine confirmou que foi feita deepfake para manipular o vídeo do jornalista morto no dia 3 de outubro de 2024, aos 97 anos, por falência múltipla dos órgãos.
A Lupa verificou nas redes sociais outros vídeos com narrativas semelhantes. Em um deles, por exemplo, a apresentadora Patrícia Abravanel diz que seu falecido pai, Silvio Santos, utilizava o mesmo suplemento alimentar para regenerar a visão. No post – que foi manipulado a partir de uma entrevista concedida pela apresentadora do SBT em 2022 – é forjado o discurso de que “óculos, cirurgias e colírios são coisas do passado” e que o verdadeiro tratamento eficaz seria o tal produto.
Falsas promessas de cura
O tal “medicamento” promete regenerar a visão, curar glaucoma e catarata e até prevenir a necessidade do uso de óculos. Todas essas promessas são falsas. É preciso tomar cuidado com esse tipo de propaganda e entender que o caminho mais adequado é procurar um médico especialista e não recorrer a produtos aleatórios que, inclusive, como é esse o caso, não é sequer registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Nas redes, os anunciantes do produto afirmam que o item foi certificado pela Anvisa. No entanto, ao procurar pelo nome do suplemento no site da autarquia não é possível encontrar nenhum resultado.
Vale destacar, ainda, que o glaucoma não tem cura. Conforme afirma o Hospital CEMA, especializado em oftalmologia, há tratamentos precoces que ajudam a controlar o avanço da doença, mas não há até o momento possibilidade de curar o glaucoma.