Publicado originalmente em Rede Amazoom. Para acessar, clique aqui.
O evento será realizado de forma remota e contará com os facilitadores das seis oficinas realizadas pelo projeto durante o ano de 2022.
O Amazoom, em parceria com a Internews, promoverá o Seminário de Encerramento do I Ciclo de Formação Complementar, entre os dias 07 e 08 de fevereiro, a partir das 14h30. O encontro contará com a presença dos facilitadores das oficinas realizadas ao longo do ano de 2022 para debater com o público os temas tratados e os aprendizados adquiridos.
Conforme o coordenador do Amazoom, professor Vilso Jr. Santi, o evento tem como objetivo criar um momento reflexivo relacionado à valorização e compartilhamento das experiências, projetos e desafios enfrentados no desenvolvimento das atividades exercidas tanto pelos facilitadores como pelos participantes das oficinas que compuseram o Ciclo de Formação Complementar.
O encontro tem por objetivo potencializar o espaço de diálogo entre os membros do grupo e participantes das oficinas, a fim de que estes possam expor e compartilhar as múltiplas dimensões do trabalho acadêmico, comunicacional e cultural que desenvolvem em Roraima e na região da Amazônia e do Caribe – Vilso Jr. Santi.
A ação contará com painéis, apresentados por convidados, docentes, agentes das organizações indígenas e trabalho humanitário, profissionais da imprensa, e acadêmicos de graduação e pós-graduação, dedicados a compartilhar experiências de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas.
A oportunidade também marcará a realização do II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Amazoom que vai explorar justamente o tema: “A formação complementar e a experiência do Projeto Ciclo de Formação Complementar do Amazoom / Internews”.
Inscrições
O Seminário de encerramento será online, realizado por meio da plataforma Google Meet. Os interessados devem se inscrever por meio do formulário ou QR CODE disponibilizado para receber o link de acesso. Os participantes serão certificados para comprovação de horas complementares.
Programação preliminar
07/02/2023
14h – Cerimônia de Abertura
Vilso Junior Santi (Amazoom, UFRR); Isadora Starling (Internews); José Tarcísio de Oliveira Filho (CCOS, UFRR); Luís Francisco Munaro (PPGCOM, UFRR).
14h30 – Painel 1: Por onde anda o Alternativo do Jornalismo?
Debatedorxs: Márcia Elizabeth Fernandes (Conselho Indígena de Roraima); Caíque Souza (Conselho Indígena de Roraima); Ana Lúcia Montel (Resistir Produções).
15h30 – Painel 2: Estratégias de comunicação indigenistas
Debatedorxs: Evilene Paixão (PPGCOM, ISA, Hutukara); Gilmara Fernandes (CIMI); Maurício Ye’kwana (Hutukara Assosiaçao Yanomami); Dário Kopenawa Yanomami (Hutukara Assosiaçao Yanomami).
16h30 – Painel 3: Pandemia de Rumores:
Debatedorxs: Elane Oliveira Silva (Amazoom / UFRR); Daniela Batista da Silva (Amazoom / UFRR); Arieche Lima (Psicóloga UFRR); Marina Silvestre (Assistente Social HGR).
08/02/2023
14h30 – Painel 4: Rumores no Jornalismo e Repostas possíveis
Debatedorxs: Vilso Junior Santi (Amazoom, UFRR); Joao Guilherme (Internews); Taís Seibet (Fiquem Sabendo).
15h30 – Painel 5: Audiovisualidades Amazônicas e Práticas Etnocomunicacionais
Debatedorxs: Pedro Alencar (Amazoom, UFRR); Yara Walker (Jornalista e Cineasta); Alex Pizzano (Diretor e Cineasta).
16h30 – Painel 6: Quando as paredes comunicam?
Debatedorxs: Leila Adriana Baptaglin (Amazoom, PLAC); Floralice Oliveira (Amazoom, PLAC); Kenaldy Alves (Amazoom, PLAC); Daniel dos Santos Pereira (Amazoom, PLAC).
17h30 – Encerramento: Certificação Final
Enraizado na Confiança
A Internews é uma organização internacional sem fins lucrativos com 30 escritórios em todo o mundo. Os programas da Internews são construídos com base na convicção de que todos merecem notícias e informações confiáveis para tomar decisões informadas sobre suas vidas.
O projeto Enraizado na Confiança (Rooted in Trust), da Internews, busca responder à ‘infodemia’ (desinformação, notícias falsas, rumores e excesso de informação, em especial em relação à COVID-19) que aprofunda a discriminação e afeta o acesso a serviços e assistência básica comunitária em comunidades vulneráveis.