Publicado originalmente em Coar Notícias. Para acessar, clique aqui.
Por Kryssyno Oliveira*
Recebemos mais uma vez mensagens de golpistas se passando por funcionários da Amazon oferecendo emprego. Recentemente divulgamos um vídeo onde o Diretor de Relações Humanas (RH) para as operações na Amazon no Brasil, Fabiano Arroyo, faz um alerta sobre falsas ofertas de serviços em nome da multinacional.
Além disso, destaco aqui uma checagem anterior feita pela COAR, e esclareço que a mensagem chegou de um número diferente, ou seja, os golpistas usam números e nomes diferentes. O primeiro contato possuía a imagem de uma fênix no perfil, utilizada por trolls russos, e nesse não há foto de perfil, apenas um status de texto escrito: “DEUS ”.
A MENSAGEM DE TEXTO É DIFERENTE
Sempre destacamos que uma das principais formas de identificar se uma informação é verdadeira, é se atentar à escrita do texto.
Dessa vez o golpista usou o nome de “Diana”, para se identificar e parecer real, enquanto na mensagem anterior não havia nome. O salário é outro ponto, antes era oferecido um salário de até R$ 5.000, enquanto neste temos um salário menor, de até R$ 800. São formas de chamar a atenção de quem está do outro lado, e fazendo com que aceite a oferta.
Vale lembrar que, a Amazon não utiliza o WhatsApp para divulgar vagas de emprego, elas são publicadas sempre no site da empresa, em: https://www.amazon.jobs/pt/.
FIQUE ATENTO
A COAR ressalta ao usuário para intensificar a segurança no uso do aplicativo, por meio do recurso de verificação em duas etapas, disponível na plataforma WhatsApp. Para saber como realizar o procedimento, a própria plataforma disponibiliza em seu site um passo a passo de como ativar esse recurso de segurança.
Ainda fazemos o alerta para que não interaja de forma alguma com perfis suspeitos nem clique em links enviados por pessoas desconhecidas. Em alguns casos, a vítima pode ter seus dados e imagens utilizados indevidamente por suspeitos para realizar compras ou aplicar golpes em nome da vítima.
Referências da COAR:
A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo WhatsApp, Telegram ou pelo nosso email coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).
*Com revisão de Leonardo Lima