Alunos de publicidade e propaganda da UFRGS estudam Campanhas de Interesse Público sobre a Covid-19 selecionadas pelo OBCOMP

Publicado originalmente em Observatório da Comunicação Pública – OBCOMP. Para acessar, clique aqui.

O Observatório da Comunicação Pública (OBCOMP) e a sua atuação de catalogação de Campanhas de Interesse Público foi objeto para estudo do Seminário Temático em Publicidade e Propaganda, disciplina com alunos de graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico/UFRGS). Nos estudos o foco está sobre as campanhas publicitárias presentes no site do Observatório e que tratam de temáticas relacionadas a Covid-19.

Assuntos relacionados a pandemia como negacionismo, vacinas, resistência vacinal, segunda dose, entre outros estiveram na seleção dos estudantes orientados pela professora Maria Berenice da Costa Machado. A professora destacou que foi gratificante a qualidade dos trabalhos e a discussão produzida pela turma. A docente agradeceu também ao trabalho desenvolvido no OBCOMP e informou que já deseja repetir a interação com as análises com a próxima turma.

Está é a segunda edição do estudo que aborda o viés social da publicidade e o quanto há influência do conteúdo publicitário na sociedade e na formação da cidadania. Neste ano oito campanhas compuseram as análises realizadas a partir de um roteiro para identificar pontos importantes para uma campanha relacionada ao interesse público. Entre os pontos abordados estão quem promove a campanha, a área de abordagem, o objetivo principal, benefícios para o cidadão e a chamada a ação, além da estratégia de comunicação adotada.

São campanhas realizadas pelo Estado, Iniciativa Privada e Terceiro Setor que incluem as áreas social, cultural, gênero, raça, saúde, meio ambiente, economia, política, educacional e outros. Para acompanhar as peças de cada campanha e as análises dos alunos é preciso apenas buscar a listagem abaixo.

Campanhas analisadas 

100 dicas contra o vírus – Campanha do Grupo RBS, analisada por Bianca Fraga Dornelles.

Brasil Imunizado: Juntos somos uma só nação – Campanha do Ministério da Saúde, analisada por Isis Verli de Caravlho.

Manifesto Atitude Responsável – Campanha do Sindilojas POA, analisada por João Arthur Teixeira.

Impacto Social da Covid-19 – Campanha da FioCruz, analisada por Laura Giórgia Brandelli Barretti

A verdade nua – Campanha de Repórteres sem Fronteiras (RSF), analisada por Lucas Martins.

Brasil unido, pátria vacinada – Campanha do Ministério da Saúde, analisada por Paula de Boni de Lucchi.

A gente cansou do vírus. Pena que ele ainda não cansou da gente – Campanha do Todos pela Saúde, analisada por Vitor Pasquali Coelho.

Fique em casa, viaje Depois – Campanha do CVC, analisada por Vitoria da Rosa Christofolli.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste