Aditivos orgânicos podem transformar a indústria de materiais compósitos

Publicado originalmente em Jornal da UFRGS. Para acessar, clique aqui.

Material (texto e vídeo) produzido na disciplina NDIP 103 – Do laboratório para a sociedade: técnicas de divulgação para a sociedade de avanços científicos desenvolvidos na UFRGS

Compósitos são materiais que combinam diferentes componentes com propriedades distintas para criar um material final leve como o plástico e resistente como o aço. No entanto, a falta de compatibilidade entre esses componentes pode resultar em baixo desempenho e problemas de adesão interfacial entre as fases fibra-matriz.

Nesta pesquisa, o objetivo é substituir agentes de acoplamento sintéticos por aditivos de natureza orgânica em compósitos de Polietileno de Alta Densidade pós-consumo (PEADpc), reforçados com fibras vegetais. Essa substituição busca melhorar a adesão interfacial entre os componentes do material, contribuindo para a sustentabilidade da indústria de materiais compósitos.

Até o momento, foram realizados diversos ensaios experimentais para avaliar as propriedades térmicas, reológicas e mecânicas dos materiais compósitos. Os resultados preliminares são encorajadores e prometem contribuir para o desenvolvimento de compósitos de matriz polimérica reforçados com fibras vegetais, mais sustentáveis e de alto desempenho.

A pesquisa continua em andamento, visando promover soluções ecologicamente corretas na indústria de compósitos.

Para mais informações, entre em contato com Vanessa Zimmer Kieffer pelo e-mail vanessa.kieffer@ufrgs.br.

Vanessa Zimmer Kieffer é mestranda do PPG Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais da UFRGS.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste