ABPEducom integra programação da 74ª Reunião Anual da SBPC

Publicado originalmente em ABPEDUCOM. Para acessar, clique aqui.

ABPEducom promoverá atividades durante a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que se realiza entre os dias 24 e 30 de julho e tem como tema central “Ciência, Independência e Soberania Nacional”. O evento tem parceria da Universidade de Brasília (UnB) e acontece de forma híbrida, com programação presencial e virtual. Além de painel e mesa-redonda oferecidos pela Associação, com transmissão pelo YouTube, um webminicurso proposto pela Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom) será ministrado por sócios da ABPEducom.

No dia 26 de julho, a partir das 16 horas, ocorre o painel virtual “Educomunicação e direitos da terra: mídia, educação e ciência em defesa do meio ambiente”, conduzido por Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Os palestrantes são o associado Rafael Gué Martini, professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a conselheira Vânia Beatriz Vasconcelos de Oliveira, pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Rondônia, e Kleber Del-Claro, professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A iniciativa aborda os impactos da ação humana no meio ambiente, com destaque para as mudanças climáticas e destruição de biomas. Nessa perspectiva, busca-se refletir sobre formas de mitigação dessas problemáticas por meio de um consumo midiático mais crítico e emancipador, baseado nos princípios da Educomunicação.

Já no dia 28 de julho, a partir das 14 horas, acontece a mesa-redonda virtual intitulada “Educomunicação e saúde pública: mobilização social em prol da vigilância epidemiológica”. A coordenação é de Claudemir Edson Viana, professor da USP e secretário executivo da ABPEducom. Os palestrantes são a sócia Irma Neves, coordenadora pedagógica do projeto Educom.Saúde-SP, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), Nicole Leão, coordenadora de mobilização do Canal Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e o também associado Flavio Wittlin, médico e mestrando em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). A discussão apresenta a Educomunicação como tecnologia social inovadora em ações de vigilância em saúde. Serão discutidas práticas de sucesso na área, como o Educom.Saúde-SP, voltado à formação de mil profissionais no estado de São Paulo que atuam no enfrentamento da dengue, chikungunya e zika.

Por sua vez, o webminicurso “Educomunicação e comunicação pública da ciência”, idealizado pela Socicom, está com matrículas abertas até o dia 21 de julho. Os ministrantes são os associados Diogo Lopes de Oliveira, professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Graciele Almeida de Oliveira, chefe do Núcleo de Comunicação da Fundação Carlos Chagas (FCC), e Rafael Gué MartiniA formação busca fomentar análises sobre o consumo crítico dos meios de comunicação e a relevância do combate da desinformação e dos movimentos anticiência. Os participantes poderão identificar a importância do pensamento científico e da práxis educomunicativa para o exercício pleno da cidadania. A atividade é destinada ao público em geral e possui carga horária de 8 horas.

A maior parte da 74ª Reunião Anual da SBPC é gratuita e aberta ao público. As inscrições com cobrança de taxa são necessárias apenas para quem deseja acompanhar as atividades presenciais e ter direito ao certificado online de participação geral ou para quem pretende participar dos webminicursos, que requerem o pagamento de matrícula. A programação completa e mais informações estão disponíveis no site do evento.

Imagem: Reprodução/SBPC

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste