O “Roteiro formativo – Trilha de Saberes” é o novo material que acaba de ser lançado pela Revista Casa Comum, uma publicação de iniciativa do Sefras – Ação Social Franciscana, com produção editorial do Estúdio Cais – Projetos de Interesse Público, em parceria com importantes atores, como organizações, movimentos e redes do campo dos direitos humanos e ambiental. O novo produto conta com o apoio institucional da ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação), que também é parceira da Revista.
A cada edição, a Revista Casa Comum traz à tona uma série de conteúdos que buscam ampliar a compreensão de diferentes públicos sobre as pautas de direitos fundamentais, assim como gerar e produzir conhecimento, possibilitando uma formação permanente para quem atua e para quem quer atuar nessas agendas.
Assim, o Roteiro formativo se propõe a apresentar uma sugestão de Trilha de Saberes para que educadores e educadoras, ou seja, todos e todas que promovem atividades com grupos, coletivos, movimentos, espaços escolares etc. possam explorar todo o conteúdo da Revista em momentos de encontros, rodas de conversa e formações, incentivando a reflexão e o engajamento de cidadãos e cidadãs em iniciativas de transformação social.
A Trilha é formada por um ponto de partida, que traz o tema norte e a base conceitual, além de três encontros, que percorrem um caminho educativo que visa: 1. Conhecer o tema; 2. Refletir; e 3. Agir.
O novo roteiro traz uma sugestão de Trilha a partir do conteúdo da quarta edição, que tem como tema central: Uma nova jornada pela democracia: o que está em jogo?. A proposta é refletir e pensar em ações que pensem o Paradigma do cuidado e a democracia – cuidar de si, do outro e do planeta.
A 4ª edição da revista pode ser conferida aqui (revistacasacomum.com.br/revista-impressa/) e a Trilha de Saberes está disponível em: revistacasacomum.com.br/formacao/