Diálogo de Fraces Haugen com Organizações da Sociedade Civil Brasileira

⚠️ A Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD) marcou presença, nesta segunda-feira (4), na reunião com a cientista Frances Haugen, ex-funcionária do Facebook e responsável pela divulgação à imprensa do Facebook Papers (documento com um panorama sobre a atuação da plataforma quanto às práticas (insusficientes) de combate à desinformação).

‼️ O foco do encontro no Brasil foi discutir com a sociedade ciivl organizada sobre as diretrizes e práticas que o Facebook implementa no país, além de tirar dúvidas quanto ao tema desinformação e regulamentação. De acordo com Frances Haugen, o Facebook não prioriza o Brasil no combate às operações coordenadas de desinformação eleitoral.

➡️ Segundo a cientista, embora o Brasil seja uma das democracias mais importantes do mundo, o português brasileiro é um dos idiomas que não têm os sistemas básicos de segurança que deveria. Quanto à detecção de conteúdo falso e enganoso, ela afirma que a plataforma só consegue detectar 20%, mas somente 5% deve estar sendo rotulado.

???? Questionada sobre as prioridades da plataforma e se o pouco investimento em transparência é devido ao alto custo, ela respondeu que “o motivo real é que o Facebook aloca seus recursos de segurança nos países onde ele teme ser regulamentado”, afirma.

✅ O evento foi organizado por:
Sleeping Giants @slpng_giants_pt
Intervozes @intervozes
Coalizão Direitos na Rede @direitosnarede
Desinformantebr @desinformantebr
Instituto Vero @veroinstituto
InternetLab @internetlab
Instituto Marielle Franco @institutomariellefranco

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste