Os pesquisadores Sivaldo Pereira (UnB), Fernanda R. Rosa (Virginia Tech) e João Guilherme Bastos dos Santos (INCT-DD) são convidados do Ciclo de Palestras Interlinhas do PPGCOM UnB para debater o tema: “Inteligência Artificial, Comunicação e Política”.
A mediação fica sob responsabilidade da Prof. Nelia Del Bianco (UnB)
No encontro virtual será no dia 05/07, terça-feira, às 14h. Para acompanhar o debate virutal e enviar perguntas, acesse o Canal FAC, no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UChJBFMMGoVw2yXeFIllVnZw Sivaldo Pereira
Professor da Faculdade de Comunicação (FAC) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). PhD em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, com estágio doutoral na University of Washington (EUA). Possui pós-doutorado no Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital e Governo Eletrônico (CEADD). Desenvolve pesquisas nas áreas de comunicação e democracia; democracia digital; opinião pública e internet; políticas públicas de comunicação; regulação da comunicação digital; governança algorítmica e Inteligência Artificial. Foi pesquisador visitante no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e consultor da Unesco em estudos sobre indicadores de desenvolvimento da mídia e universalidade da int ernet. Atualmente é professor visitante na Universidade Técnica de Dortmund (Alemanha) onde também desenvolve pesquisa de pós-doutorado.
Fernanda R. Rosa
É Professora do Departamento de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Virginia Tech (EUA). Doutora pela escola de comunicação da American University Washington D.C. Foi pesquisadora da Columbia University em Nova Iorque, consultora da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e consultora da organização internacional Artigo 19. Sua experiência acadêmica e profissional concentra-se nas áreas de governança da internet, infraestruturas de comunicação, tecnologias da informação e comunicação, educação, direitos humanos e metodologias de pesquisa. Atualmente, está trabalhando em seu segundo projeto de livro, cuja narrativa constrói uma ponte entre os debates técnicos sobre infraestrutura de interconexão da Internet e justiça social para examin ar a governança e o design da Internet do ponto de vista do Sul global.
João Guilherme Bastos dos Santos
É pesquisador de pós-doutorado no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ com estágio doutoral na School of Media and Communication, University of Leeds (Reino Unido). Realiza pesquisas sobre internet; democracia representativa e ação política transnacional; desobediência civil; pragmatismo cultural e tecnologias da comunicação; campanhas políticas online e opinião pública. Recebeu menções honrosas e premiações por pesquisas pela Associação Nacional de Comunicação e Marketing Político (Politicom) e no Congress of the Brazilian Computer Society. É membro do Comitê Científico da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicaç&at ilde;o e Política (Compolitica).