Enquete da Viração Educomunicação revela que maioria dos adolescentes participantes pretendem votar neste ano

Viração Educomunicação, parceira da ABPEducom, realizou junto ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) uma pesquisa online sobre o interesse do público adolescente em exercer o direito ao voto nas eleições de 2022. Entre os resultados apontados pela enquete, estão que a maioria dos respondentes pretendem votar neste ano e que 90% acreditam que o voto tem poder para transformar a realidade. Além disso, 64% afirmam que vão votar este ano; 21% ainda não sabem se vão votar ou não; e 15% disseram que não vão votar. Mais de 3 mil adolescentes entre 15 a 17 anos de todas as regiões do país participaram do levantamento.

Entre os que disseram que “não vão votar neste ano”, apenas 10% afirmam que não querem votar, outros 17% disseram que não conseguirão tirar o título de eleitor a tempo e 69% afirmaram não ter idade suficiente. Entre os que responderam que “não sabem se vão votar ou não”, 72% disseram que o principal motivo é não ter conseguido tirar o título de eleitor ainda. Porém, entre todos os participantes da consulta pública, 64% disseram querer receber informações sobre como tirar o título de eleitor online.

Quando perguntados sobre quais os possíveis motivos de outros adolescentes e jovens não tirarem o título de eleitor, 25% apontaram o desinteresse pela política institucional como principal razão, 20% ressaltam o pouco conhecimento sobre política e outros 20% acreditam que é por não considerarem que votar seja algo importante. Por outro lado, 15% acreditam que a baixa porcentagem de adolescentes aptos a votar se deve ao fato de não se sentirem representados pelos possíveis candidatos e candidatas, 13% por não saberem que podem votar e como tirar título, enquanto outros 7% alegaram outros motivos.

A presidente da Viração Educomunicação, Simone Nascimento, comenta que 440 mil jovens emitiram o título de eleitor no mês de março no Brasil, mas que ainda falta muita gente para fazer a solicitação do documento. Ela convida os jovens a tomarem a iniciativa a fim de ajudarem a construir espaços de formulação de propostas para as eleições que ocorrerão em 2022. Nascimento reforça ainda que a democracia se faz com participação da sociedade civil e que, em diversos países ao redor do mundo, os jovens têm desempenhado um papel fundamental nas eleições e na construção de novos sonhos para o futuro do planeta.

Sobre a enquete

A enquete foi promovida virtualmente pela U-Report Brasil por meio de um chatbot nas plataformas WhatsApp, Telegram e Facebook Messenger. O projeto é desenvolvido pelo Unicef em parceria com a Viração Educomunicação e conta com mais de 140 mil adolescentes e jovens inscritos. A consulta pública apresenta a opinião de mais de 3,1 mil adolescentes de 15 a 17 anos, mas não deve ser generalizada para a população brasileira como um todo.

Foto: Reprodução

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste