Publicado originalmente em Coar Notícias por Marta Alencar. Para acessar, clique aqui.
Frequentemente existem boatos sobre Vale Gás. A COAR já checou vários conteúdos sobre o mesmo assunto. A COAR informa que existiu sim o Vale Gás Social no Ceará no ano de 2020 para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade diante da pandemia. Mas até o momento não foi prorrogado para o ano de 2021. E alerta que as informações contidas na mensagem abaixo são falsas e o link informado também.
Por volta de 200 mil famílias em situação de vulnerabilidade social validaram seus tíquetes em 2020 no Ceará e fizeram a recarga de seus botijões. Os vales gás foram distribuídos em três lotes, tendo como base a quantidade de beneficiários por município (o total de beneficiários divido por três). Para os beneficiários que receberem o vale gás no primeiro e segundo lote, o prazo para a troca foi até o dia 31/07/2020; e para os que receberem no terceiro lote, até ?o dia 30/08/2020. A validade foi impressa no tiquete.
A COAR entrou em contato com a assessoria do Governo do Ceará que informou que a a prorrogação do Vale Gás Social no estado ainda não foi renovada.
1) Quais foram critérios utilizados para seleção dos beneficiários?
• Famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará;
• Famílias beneficiárias no Programa Bolsa Família, com renda per capita igual ou inferior a R$ 89,34 (para o cálculo dessa per capita considera-se a inclusão do valor do BF);
• Famílias com jovens em situação de vulnerabilidade social, inscritos no Programa Superação.
2) Como foram selecionadas as famílias beneficiadas?
O recorte das famílias beneficiadas foi realizado pelo IPECE e teve como referência:
– a folha de pagamento do Programa Bolsa Família do mês de abril/2020,
– a listagem das famílias atendidas pelo Cartão Mais Infância Ceará e,
– a listagem de jovens assistidos pelo Programa Superação.
A COAR alerta que quem clica e se inscreve neste FALSO CADASTRO repassa dados pessoais, como números do CPF e RG, endereço e telefone para golpistas.
A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo nosso WhatsApp (86) 99517-9773 ou pelo Instagram (@coarnoticias).