O Comitê Nacional de Democratização da Checagem de Fatos, uma iniciativa coordenada pela AletheiaFact.org, realiza hoje, 27/01, um encontro aberto de retomada, que também funciona como porta de entrada para novas(os) integrantes. A organização foi criada para fortalecer, articular e dar escala às ações de checagem, educação midiática e combate à desinformação que já estão acontecendo em diferentes territórios e instituições. O Comitê é voltado a quem já atua na prática; em projetos, universidades, redações, organizações ou iniciativas de verificação, e busca uma estrutura nacional de troca, apoio metodológico e articulação regional.
O encontro acontece de 18h às 19h30, via Google Meet (neste link: https://meet.google.com/yur-uvak-cxt). Nesta atividade, integrantes do Comitê irão compartilhar experiências já em andamento. Juliana Coin (Núcleo Sul – Verifica RS) e Aline Camargo (Núcleo Sudeste – Unesp) apresentarão resultados de ações desenvolvidas durante o Mutirão COP30, iniciativa chancelada pela SECOM e apresentada no Celeiro de Soluções da COP30, oferecendo exemplos concretos de como a atuação no Comitê pode se desdobrar em atividades formativas, projetos institucionais e iniciativas de combate à desinformação. A proposta é inspirar novas ideias e estimular a criação de ações locais e regionais.
Quem tiver interesse em integrar formalmente o Comitê e participar dos núcleos regionais pode preencher o formulário de adesão (neste link: https://forms.gle/x4Z9VpXWhhBRSo1k6).