Ainda restam poucas vagas para participar do curso “Comunicação, tecnologia e soberania: direitos em um mundo em crise”, que será realizado pelo DiraCom nos dias 5 e 6 de dezembro, em São Paulo. A atividade reunirá algumas das vozes mais importantes das lutas por comunicação, cultura, tecnologia livre, direitos digitais e disputa de hegemonia no Brasil e no mundo.
A abertura acontece na sexta, 5/12, às 18h30, no centro cultural e restaurante Al Janiah, com debates sobre geopolítica digital, Palestina e direito à comunicação com Carol Cruz, do Fórum Popular dos BRICS; Samir Oliveira, do Coletivo Palestina Livre da Baixada Santista; Soraia Mysleh, da Frente Palestina SP; e Jonas Valente, do DiraCom. No sábado, 6/12, no Sindicato dos Jornalistas de SP, a programação segue ao longo do dia com Tatiana Dias (Intercept Brasil), Dríade Aguiar (Mídia Ninja), Janelson Ferreira (MST), Japupranti Parkateje (Associação Mídia Indígena) e Mayrá Lima (DiraCom), discutindo comunicação, cultura e disputa de sentidos. Também participam Larissa Gould (FNDC), Rita Freire (Frente em Defesa da EBC), Pedro Rafael Villela (DiraCom) e Minom Pinho (APACI), abordando audiovisual, streaming e soberania cultural. As conversas sobre regulação de plataformas e inteligência artificial ficam com Renata Mielli e Bia Barbosa, representantes da sociedade civil no Comitê Gestor da Internet, Marina Fernandes (IDEC) e André Fernandes (IP.Rec). Encerrando o dia, o tema das infraestruturas soberanas, ecológicas e livres reúne Beá Tibiriçá (Rede por Soberania Digital / Coletivo Digital), Horrara Moreira (Campanha Tire Meu Rosto da Sua Mira), Helena Martins (DiraCom / UFC), Larissa Lienko (Internet Legal / @s livres) e Ariza Duarte, liderança indígena Anacé do Ceará.
O curso é aberto ao público e tem vagas limitadas. As inscrições estão abertas pelo link: https://doity.com.br/curso-comunicacao-tecnologia-e-soberania-direitos-em-um-mundo-em-crise.