Publicado originalmente no site da Exame
Uma matéria da Exame publicada no mês passado levantou uma questão sobre a Inteligência Artificial do Google — maior ferramenta de busca da internet — que afeta diretamente o jornalismo: a derrubada no tráfego para os sites dos veículos jornalísticos. Com a ferramenta de IA implantada pelo Google, muitos usuários nem sequer clicam em um link. Ao invés disso, se contentam com as respostas diretas oferecidas por esses sistemas como o AI Overview, resumo gerado pelo Google que aparece no topo da página com o conteúdo sintetizado, o que está eliminando os “intermediários de cliques” e concentrando atenção (e receita) em quem controla a tecnologia.
A consequência é direta: menos cliques, menos audiência e menos receita publicitária para os veículos de mídia. Esse novo modelo que vem se espalhando nas plataformas de busca, ameaça o tráfego orgânico, um componente essencial da estrutura econômica do jornalismo digital. É ele que historicamente alimenta o número de acessos, determina valores de publicidade e orienta decisões editoriais.
Leia a matéria completa no site da Exame acessando este link: https://exame.com/inteligencia-artificial/com-ia-google-vira-motor-de-respostas-e-derruba-trafego-para-veiculos-jornalisticos/.