Facebook e Telegram permitem venda de deep nudes de influenciadoras

Publicado originalmente no site da Lupa

Imagens íntimas falsas, geradas com uso de inteligência artificial a partir de técnicas de deepfake e deep nude, estão sendo vendidas em anúncios pagos na plataforma da Meta. Um levantamento da Lupa na Biblioteca de Anúncios da plataforma identificou, em julho de 2025, 200 peças publicitárias ativas no Facebook e no Instagram explorando ilegalmente a identidade de atrizes e influenciadoras digitais brasileiras. Ao menos 14 mulheres foram vítimas do esquema — entre elas, uma menor de idade. A maioria dos anúncios foi usada para aplicar golpes.

Os anúncios localizados pela Lupa variam na forma e na violência e 21 sites integravam o esquema, segundo apuração da agência. Alguns conteúdos recorrem a imagens reais das vítimas, outros apostam em nudez falsa, manipulada com inteligência artificial para criar imagens que nunca existiram. Parte dos anúncios chega a retratá-las — a partir de montagem — em cenas de sexo.

Leia a matéria completa neste link: https://lupa.uol.com.br/jornalismo/2025/07/16/facebook-e-telegram-permitem-venda-de-deep-nudes-de-influenciadoras-incluindo-menor-de-idade.

Compartilhe:

Os comentários estão desativados.

Language »