Relatório aponta falta de dados e informações sobre crimes socioambientais no Brasil

Publicado originalmente por Marco Zero

A Rede de Observatórios da Segurança divulgou, no último dia 17, o boletim Além da Floresta, que levanta um panorama sobre crimes e conflitos socioambientais no Brasil. O relatório indica que, entre 2023 e 2024, foram registrados 41.203 crimes ambientais nos estados de Pernambuco, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.

O boletim aponta para um verdadeiro “deserto de informações” sobre crimes e conflitos socioambientais em todo o país. As secretarias de segurança pública não classificam a violência contra povos tradicionais como crime ambiental, o que compromete tanto a análise quanto o enfrentamento desses problemas. Os números também não consideram os impactos gerados por ações legalizadas, como abertura de estradas, mineração autorizada, desmatamento para agropecuária e grandes empreendimentos que afetam diretamente tanto o meio ambiente quanto as populações vulneráveis.

Leia a matéria completa neste link: https://marcozero.org/relatorio-aponta-falta-de-dados-e-informacoes-sobre-crimes-socioambientais-no-brasil/?utm_source=substack&utm_medium=email.

Compartilhe:

Os comentários estão desativados.

Language »