Revista Ciência da Informação publica edição especial com comunicações da 15ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA)

Publicado originalmente em IBICT. Para acessar, clique aqui.

Revista Ciência da Informação publica, em edição especial, os 14 trabalhos apresentados na modalidade Comunicação da 15ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA).

Pesquisadores e profissionais da área de Ciência Aberta já podem acessar os 14 trabalhos apresentados na modalidade Comunicação durante a 15ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA), agora publicados em uma edição especial da revista Ciência da Informação. O evento ocorreu de 1 a 4 de outubro de 2024, na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), em Portugal.

Organizada desde 2010 pela Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho (USDB-UMinho), pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), a ConfOA reúne anualmente especialistas de Portugal, Brasil e outros países lusófonos para debater temas fundamentais para o avanço da Ciência Aberta.

A edição especial contempla trabalhos distribuídos em três eixos temáticos, que abordam temas como desafios éticos da Ciência Aberta, compartilhamento de dados de pesquisa, criação de sistemas de gestão e agregação de informações científicas, Ciência Cidadã, conhecimentos tradicionais, dentre outros.

Durante a realização da 15ª ConfOA, a revista publicou os anais do evento, que incluíram mais de 30 trabalhos apresentados na modalidade Pecha Kucha e a referência aos trabalhos apresentados na modalidade Pôster, que foram originalmente depositados no repositório Zenodo. 

A editora executiva da revista Ciência da Informação, Joana Gentil Penna, destaca a importância dessa parceria: “Publicar mais esta edição especial em colaboração com a ConfOA reforça o compromisso da revista com a divulgação científica e com os princípios da Ciência Aberta, que são pilares da nossa atuação há mais de cinco décadas. Essa parceria não apenas amplia a visibilidade das pesquisas apresentadas no evento, mas também consolida um espaço plural e democrático para o debate sobre os desafios e avanços na área. É essencial que o conhecimento gerado na comunidade lusófona tenha alcance global, sem barreiras de acesso.”

Fhillipe Campos, pesquisador do Ibict e membro da Comissão Organizadora da ConfOA, diz que a publicação dos trabalhos na revista Ciência da Informação reafirma a parceria de mais de 15 anos entre as instituições que compõem a comissão organizadora permanente do evento. “Desde a primeira edição temos trabalhado de forma colaborativa visando ampliar o debate sobre as diversas facetas do Acesso Aberto e da Ciência Aberta. Em 2024, mesmo com a realização do evento em Portugal, a publicação dos trabalhos ocorreu na Ciência da Informação, uma revista brasileira editada há mais de 50 anos pelo Ibict. Esse trabalho somente foi possível graças à atuação coordenada entre as instituições, que não mediram esforços para proporcionar um evento de excelência para todos os participantes”.

A ConfOA se consolida a cada ano como um importante fórum para a comunidade lusófona que atua em pesquisa, desenvolvimento, gestão de serviços e políticas relacionadas à Ciência Aberta. O evento promove a troca de conhecimentos, o debate e a divulgação de práticas e estudos sobre o Acesso Aberto à Informação Científica e Dados de Pesquisa, abordando diversas perspectivas e dimensões desses temas. 

Em 2025, a Conferência será realizada no Brasil e sediada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. 

Acesse o site para ler os trabalhos completos: revista.ibict.br/ciinf/issue/view/364

Compartilhe:

Os comentários estão desativados.

Language »