Vídeo falso usa Nikolas Ferreira e Lucas Polese para golpe de indenização

Publicado originalmente em Agência Lupa por Evelyn Fagundes. Para acessar, clique aqui.

Circula nas redes sociais um vídeo em que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o deputado estadual Lucas Polese (PL-ES) afirmam que, para garantir o valor de uma indenização supostamente distribuída pelo governo, seria necessário acessar um site e pagar uma taxa. É falso. O vídeo foi feito com deepfake.

Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​: 

[Nikolas Ferreira]: “Ontem eu falei para vocês como vocês podem estar recebendo esses valores que o governo tem o dever de pagar para vocês, só que com algumas pessoas está pedindo para pagar uma taxa. Então, nesses casos, como você tem mais de R$2 mil para sacar, eles cobram apenas uma taxinha administrativa”

[Lucas Polese]: “Pois é, pessoal. A gente veio aqui falar sobre alguns casos onde está acontecendo de ser cobrado uma taxa para poder receber o dinheiro. Mas, queremos tranquilizar vocês informando que é super normal isso quando o valor é mais alto. O processo é esse mesmo, então, podem finalizar sem medo. Para quem ainda não consultou, vamos estar deixando o link aqui […] esse benefício que vai ajudar milhares de brasileiros”

– Transcrição do vídeo que circula nas redes sociais

Falso

O vídeo não é verdadeiro. Trata-se de uma deepfake – técnica que manipula imagens e áudios de conteúdos originais com o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA). Os parlamentares nunca fizeram as declarações que aparecem no conteúdo adulterado. A Lupa identificou que Polese publicou trechos do conteúdo original em sua conta no Instagram, e que o assunto abordado pelos deputados não tem qualquer relação com indenizações. 

Na publicação original, divulgada pelo deputado estadual do Espírito Santo em março deste ano, os parlamentares criticavam supostas “ações ilegais” que teriam sido adotadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). No vídeo, não há detalhamento sobre quais seriam essas atividades inconstitucionais, mas os políticos sugerem que terras privadas foram retidas de forma irregular. 

Lupa verificou que, desde o início do ano, Lucas Polese tem feito vídeos criticando o Incra. Em resposta, a autarquia tem emitido comunicados negando as acusações. “Os vídeos postados nas redes sociais e distribuídos em trocas de mensagens divulgando informações falsas (fake news) de que o Incra no Espírito Santo estaria roubando terras de produtores rurais não é verdade”, disse o Incra em nota oficial

Cobrança de taxa

No vídeo falso feito com IA, é afirmado que para conseguir a suposta indenização governamental seria necessário pagar uma taxa por meio de um site. No entanto, o link que acompanha o post, não é direcionado para nenhum portal de consulta do benefício, e sim para uma notícia publicada pelo Ministério Público, sem relação com o conteúdo do vídeo. 

Isso demonstra que o link que acompanhava o post foi alterado. Não é a primeira vez que a Lupa observa que os caminhos dos sites de golpes são modificados e redirecionam o usuário para páginas absolutamente diferentes do assunto em questão. Trata-se de uma forma de despistar: a alteração da URL é feita para que a publicação permaneça nas redes e não seja denunciada pelos usuários. Depois de um tempo, é comum que os golpistas insiram na postagem o site que realmente leva para o portal fraudulento. 

De qualquer forma, vale destacar que a solicitação do pagamento de uma taxa para que seja acessada uma indenização é uma tática de golpe já observada pela Lupa em posts desse tipo. Por isso, é preciso tomar cuidado. O dinheiro pago nesse tipo de site não representa qualquer segurança, é apenas uma forma dos golpistas extorquir as vítimas. 

Compartilhe:

Os comentários estão desativados.

Language »