Publicado originalmente em Agência Lupa por João Pedro Capobianco. Para acessar, clique aqui.
Circula pelas redes sociais a alegação de que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), zerou o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre arroz, feijão, café, açúcar e ovo. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:

“Ele zerou geral. Zerou o ICMS do arroz, do feijão, do café, do açúcar, do ovo (…) O que o Tarcísio de Freitas está fazendo em São Paulo é digno do reconhecimento de todos nós”
– Áudio em publicação nas redes sociais
Falso
Ao contrário do que fazem parecer as postagens, a redução de ICMS no estado de São Paulo não é atual. O governo Tarcísio renovou o benefício fiscal, mas a medida é anterior a seu mandato.
O arroz e o feijão são isentos do ICMS no estado de São Paulo desde janeiro de 2016. Ambas as isenções foram assinadas pelo então governador Geraldo Alckmin (à época filiado ao PSDB) e hoje vice-presidente da República pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro).
Já o ovo não tem ICMS cobrado em São Paulo desde abril de 2008. Um decreto assinado pelo então governador José Serra (PSDB) excluiu a cobrança de produtos hortifrutigranjeiros e os ovos foram incluídos na lista de produtos contemplados pela isenção.
A gestão Tarcísio de Freitas apenas renovou a isenção do ICMS sobre esses itens, conforme mostra um comunicado do governo do Estado de São Paulo publicado em dezembro de 2024.
O café e o açúcar também tiveram seus benefícios fiscais renovados, mas, ao contrário dos demais produtos, integram a lista de reduções da base de cálculo. Ou seja, não estão isentos da incidência do imposto. A redução da base de cálculo do ICMS para os dois produtos está prevista no Decreto nº 45.490, de 30 de novembro de 2000, que disciplina as regras do imposto. Quando a medida foi editada, o estado era governado por Mário Covas (PSDB).
Na semana passada, o ministro da Fazenda Fernando Haddad reforçou o pedido do Governo Federal para que os governadores zerem o ICMS cobrado de produtos alimentícios. Nove estados disseram que consideram a possibilidade de implementar a medida.
Em seu perfil do Instagram, Tarcísio de Freitas reagiu ao pedido do ministro dizendo que o estado faz “o dever de casa” e tem o imposto zerado para itens básicos do dia a dia.
O embate entre o governo federal e o governo paulista em torno da redução do imposto estadual sobre mercadorias e serviços ganhou mais um capítulo quando, na última quinta-feira (20), o ministro Fernando Haddad disse que Tarcísio faz a lição de casa “às custas do governo federal”.
Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.