Publicado originalmente em Aos Fatos por Bianca Bortolon. Para acessar, clique aqui.
- Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou o vídeo original, que mostra protesto pró-Bolsonaro no dia da Independência;
- No último domingo (16), Jair Bolsonaro (PL), aliados e apoiadores se reuniram em Copacabana, no Rio de Janeiro, em defesa da anistia para envolvidos no 8 de Janeiro;
- Em discurso, ex-presidente mentiu sobre atos de depredação e criticou o Judiciário e o governo Lula.
Não foi gravado no último domingo (16) durante a manifestação pró-anistia o vídeo que mostra um protesto de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Na realidade, a filmagem foi feita em 7 de setembro de 2021.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam cerca de 19 mil curtidas no Instagram e milhares de visualizações no TikTok até a tarde desta segunda-feira (17).
Siga o canal do Aos Fatos no WhatsApp e receba nossas checagens e reportagens
Anistia já 16-03-25

Foi registrado no ato realizado em 7 de Setembro de 2021, e não no último domingo (16), um vídeo que mostra a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, repleta de manifestantes pró-Bolsonaro vestidos de verde e amarelo.
Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou a gravação original e confirmou que ela registra a manifestação de apoiadores do ex-presidente no Dia da Independência em 2021.
https://www.facebook.com/plugins/video.php?height=476&href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FNaoVamosDesistirDoBrasil%2Fvideos%2F1075761209497037%2F&show_text=false&width=269&t=0
No último domingo (16), Jair Bolsonaro, aliados e apoiadores se reuniram em Copacabana, no Rio de Janeiro, em defesa da anistia para envolvidos no ataque à sede dos Três Poderes em 8 de janeiro e criticaram o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.
Em um discurso durante o ato, o ex-presidente afirmou que os presos pelos atos golpistas “são inocentes e não cometeram nenhum ato de maldade”, o que é falso. Bolsonaro também questionou o motivo de sua inelegibilidade e disse que o verdadeiro objetivo das investigações é condená-lo.O caminho da apuração
Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou o registro original e constatou que a gravação foi feita durante os atos de 7 de Setembro de 2021.
Referências
- g1
- CNN Brasil (1 e 2)
- Aos Fatos
- Jair Bolsonaro