É de 2020 vídeo que traz alarme da OMS sobre novo coronavírus

Circula nas redes sociais um vídeo de uma reportagem que mostra que a Organização Mundial da Saúde (OMS) descobriu um novo tipo de coronavírus e está alertando todos os países do mundo para que se preparem para uma nova pandemia. “Deveriam cancelar o carnaval”, diz uma das legendas. Falta contexto. O vídeo é antigo. 

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Deveriam cancelar o carnaval. Organização Mundial da Saúde quer preparar hospitais de todo o mundo para o misterioso vírus chinês. Os cientistas chegaram à conclusão que o novo tipo de coronavirus pode ser transmitido entre pessoas, não apenas pelo consumo de carne contaminada

– Legenda de post que circula no WhatsApp

Falta contexto

O video é antigo, de 15 de janeiro de 2020. Uma reportagem da emissora Record News à época dava mais detalhes sobre um novo tipo de coronavírus descoberto havia poucas semanas, deixando em alerta o mundo e organizações de saúde. Ainda havia muitas dúvidas sobre o comportamento do vírus. “No total, 41 casos de pneumonia foram relatados em Wuhan, cidade do centro da China, e exames de laboratório preliminares citados pela mídia estatal mostraram que eles podem ser resultantes de um novo tipo de coronavírus”, dizia trecho da reportagem.

A OMS só declarou emergência de saúde pública por causa da Covi-19 em 30 de janeiro de 2020. “Nossa maior preocupação é o potencial do vírus para se espalhar por países com sistemas de saúde mais fracos e mal preparados para lidar com ele”, afirmou à época o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Casos recentes

Um estudo publicado em 18 de janeiro deste ano, no Journal of Medical Virology, destacou a descoberta de um novo coronavírus em morcegos no Ceará, o primeiro na América do Sul relacionado ao causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS, na sigla em inglês). Entretanto, ainda não é possível afirmar se ele tem a capacidade de infectar humanos, dizem os pesquisadores. 

Também em janeiro deste ano, um surto na China de casos de metapneumovírus humano (hMPV) gerou mensagens alarmistas nas redes — lembrando o período de pandemia da Covid-19, utilizando imagens de supostos hospitais sobrecarregados. Apesar de algumas semelhanças nos sintomas, o hMPV é um vírus que foi identificado muito tempo antes, em 2001, e é recorrente em períodos de inverno. 

Apesar do alarme, a OMS não emitiu qualquer comunicado recente de emergência pública sobre a transmissão de qualquer tipo de coronavírus.

Checagem similar foi produzida por Estadão Verifica

Compartilhe:

Os comentários estão desativados.

Language »