É falso que Lula foi chamado de ‘ladrão’ no Amapá; vídeo foi manipulado

Publicado originalmente em Agência Lupa por Ítalo Rômany. Para acessar, clique aqui.

Circula nas redes sociais um vídeo em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é chamado de ‘ladrão’ durante evento do governo federal no Amapá, em 13 de fevereiro. É falso. 

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

13/02 em Amapá. Lula todo incomodado com o hino. Sempre ladrão

– Legenda de post que circula no WhatsApp

Falso

O vídeo das supostas vaias ao presidente foi manipulado. O registro original, transmitido pela TV Brasil, é do momento em que o hino do Amapá é tocado (a partir do minuto 6’12). Não há qualquer indício de que o presidente Lula tenha sido vaiado e chamado de “ladrão” no evento — que contava com a presença de apoiadores. Tampouco há notícias publicadas sobre o suposto episódio

Origem do áudio 

O áudio de fundo, em que Lula é chamado de “ladrão”, é de outro registro. Em 20 de dezembro de 2023, o presidente participou no Congresso da cerimônia de promulgação da reforma tributária, quando foi recebido com gritos de “ladrão” pela oposição. 

Lula esteve no Amapá ao lado de aliados em 13 de fevereiro para entregar casas e formalizar a doação de terras da União para regularização fundiária. 

Checagem similar foi produzida por Aos Fatos e Estadão Verifica.

Compartilhe:

Os comentários estão desativados.

Language »