Publicado originalmente em Agência Lupa por João Pedro Capobianco. Para acessar, clique aqui.
Circula, pelas redes sociais, a alegação de que a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, deixou o governo federal e pediu o impeachment do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A publicação usa um vídeo em que Tebet critica pedaladas fiscais e a condução econômica do país. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:

“Urgente Simone Tebet deixa o governo e pede impeachment de Lula”
– Texto em publicação nas redes sociais
Falso
Simone Tebet não deixou o governo, nem pediu o impeachment de Lula. Em nota à Lupa, a assessoria de comunicação do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) classificou a alegação como “fake news”.
O vídeo utilizado na publicação enganosa, em que Tebet critica políticas econômicas do governo federal, é de 2016, quando a então senadora defendeu o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. O discurso foi proferido no plenário do Senado Federal, em 11 de maio daquele ano, e está disponível no canal oficial do Senado no YouTube.
Nas redes sociais, o vídeo antigo tem sido compartilhado de forma descontextualizada, com as alegações mentirosas de que Tebet teria deixado o atual governo federal, o que não se sustenta.
Na manhã desta terça-feira (3), a ministra do Planejamento e Orçamento comemorou, nas redes sociais, os resultados econômicos brasileiros, acima das expectativas do mercado. “É o Brasil avançando com trabalho e responsabilidade fiscal”, publicou.
Conteúdo semelhante foi checado por Boatos.org