É falso que Marco Rubio exigiu do STM lista de militares contra Bolsonaro

Publicado originalmente em Agência Lupa por João Pedro Capobianco. Para acessar, clique aqui.

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que Marco Rubio, anunciado por Donald Trump como futuro secretário de Estado nos Estados Unidos, entrou em contato com o presidente do Superior Tribunal Militar (STM) do Brasil. As publicações alegam que Rubio teria exigido “nomes de generais que ameaçaram de morte Jair Bolsonaro e sua família”. É falso.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​: 

“Marco Rubio, novo secretário de Estado dos EUA, do governo Trump, fez contato com o presidente do STM e, exigiu os nomes dos generais que ameaçaram Bolsonaro e sua família de morte”

– Texto em publicação nas redes sociais

Falso

Não há nenhuma informação publicada sobre contatos do futuro secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, com o Superior Tribunal Militar (STM) brasileiro. Em nota à Lupa, o Tribunal afirmou que a alegação é uma “notícia falsa”. 

Também não há qualquer informação publicada a respeito de militares que tenham ameaçado de morte o ex-presidente Jair Bolsonaro e sua família. Bolsonaro fez parte do Exército brasileiro e, até hoje, mantém proximidade com parte das forças armadas. No último dia 21, o ex-presidente publicou, no X, uma matéria de 2019, da Revista Veja, sobre planos de um grupo terrorista que desejava matá-lo. Não há informações sobre a participação de militares das Forças Armadas do Brasil no grupo.

No WhatsApp e no Telegram, um texto sem autoria identificada circula com a alegação de que Marco Rubio está em contato com altos oficiais das Forças Armadas no Brasil, com o intuito de descobrir nomes de oficiais brasileiros e norte-americanos que “traíram” Jair Bolsonaro.

Em tom conspiratório, o texto afirma que o staff de Rubio mira inimigos da esquerda, para “restaurar a dignidade de Bolsonaro” e que “todos os nomes serão revelados”. “A coisa realmente vai ferver no Brasil e nos EUA”, diz o texto.

Dados da Palver, parceira da Lupa no monitoramento de grupos públicos nos dois aplicativos de mensagem, mostram que o texto circulou em 66 grupos, tendo alcançado 71 mil usuários em 15 dias.

Além do conteúdo em texto, um vídeo com as mesmas alegações está disponível na internet. Com sinais de uso de Inteligência Artificial (IA), o vídeo apresenta uma mulher na posição de âncora de telejornal e divulga a mesma mensagem que circula nos aplicativos de mensagem.

A ferramenta de detecção da TrueMedia.org classificou o vídeo com “evidência substancial” de manipulação com uso de IA. Um dos testes realizados aponta 100% de chance de o áudio do vídeo ter sido gerado com inteligência artificial. Todos os testes de imagem e de áudio apontaram uso de IA no conteúdo.

Futuro secretário de Estado é visto como aliado por Bolsonaro

Após a indicação, feita por Donald Trump, de que Marco Rubio será o novo secretário de Estado dos EUA a partir de 2025, o senador norte-americano afirmou, no X, que vai trabalhar para “promover a paz por meio da força”. 

Filho de imigrantes cubanos, Rubio é senador pelo estado da Flórida desde 2011. É conhecido por seu antagonismo à China e já classificou o país asiático como “ameaça que vai definir este século”.

Visto como aliado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Rubio já se manifestou contra ações do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao criticar a suspensão do X no Brasil

“Há algum tempo, ouço falar da campanha de censura governamental em andamento no Brasil. A recente decisão de banir o X é a mais recente manobra do Juiz Alexandre de Moraes para minar as liberdades básicas”, afirmou.

Após a indicação de Rubio à chefia da diplomacia norte-americana, Jair Bolsonaro parabenizou o senador, em publicação no X: “Parabéns ao senador @marcorubio por sua nomeação como Secretário de Estado dos EUA! É uma honra ver um verdadeiro aliado do Brasil e um defensor da liberdade assumir um papel tão importante neste momento crucial para o Hemisfério Ocidental e para o mundo”.

Conteúdo semelhante foi checado por Boatos.org

Compartilhe:

Os comentários estão desativados.

Language »