Post engana ao dizer que Lula não feriu a cabeça em queda no Palácio da Alvorada

Publicado originalmente em Agência Lupa por Evelyn Fagundes. Para acessar, clique aqui.

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em um encontro com outros membros do governo, e sugere que, por ele não possuir um curativo aparente na nuca, ele não teria se acidentado no dia 19 de outubro deste ano. Os comentários da publicação questionam a queda sofrida e afirmam que o homem que aparece no vídeo é um sósia de Lula. É falso.

Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa

Cadê o curativo na nuca?

– Legenda do post que circula nas redes sociais

Falso

O vídeo, que sugere que Lula teria mentido sobre a queda que sofreu recentemente no Palácio da Alvorada, não exibe em detalhes a parte da cabeça em que o presidente sofreu o ferimento e, assim, levanta uma narrativa insustentável e conspiracionista. O líder brasileiro caiu no banheiro do Palácio da Alvorada, em Brasília, e precisou ir ao hospital, onde levou cinco pontos. Diversos veículos publicaram imagens da sutura. 

No dia 25 de outubro, a Reuters, a CNN, o Poder360 e o UOL divulgaram imagens que mostram os pontos na cabeça de Lula. As fotografias foram feitas na reunião de Assinatura de Repactuação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) relativo ao rompimento da barragem de Mariana (MG).

Segundo o boletim médico emitido pelo Hospital Sírio-Libanês – unidade Brasília – que atendeu Lula no dia da queda, o presidente sofreu um “ferimento corto-contuso em região occipital” que não foi grave, no entanto, por precaução, o líder deveria evitar viagens de longa distância.Por isso, o petista cancelou a viagem que faria à Rússia no dia 20. Ele iria participar da Cúpula dos Brics, mas precisou ser substituído pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Na última segunda-feira, 28, o presidente retirou os pontos no mesmo hospital, em Brasília.

Sósia de Lula? 

Não é a primeira vez que a Lupa verifica nas redes sociais publicações conspiracionistas que afirmam que o presidente Lula teria falecido e sido substituído por um sósia. No final de 2022, ano em que Lula venceu as eleições presidenciais, quatro posts diferentes circularam nas redes sociais alegando que uma outra pessoa estaria se passando pelo petista. 

Um deles exibia, de forma enganosa, imagens que mostravam fotografias e vídeos de Lula com dez dedos na mão, e não nove, o que supostamente comprovaria que ele teria sido substituído. Para forjar a narrativa, parte dos conteúdos mostraram a mão direita do político – que tem cinco dedos. Além disso, uma foto que mostrava Lula com cinco dedos na mão esquerda foi editada com programas de edição de imagem.

Ademais, ainda naquele período, circulou um vídeo que mostrava uma pessoa colocando uma “máscara” para imitar o Lula. Segundo a história que circulou nas redes, o sósia utilizaria essa máscara de silicone para se passar pelo petista. Na realidade, o vídeo era uma montagem. A Agência Mural, em parceria com a Lupaverificou que o vídeo original foi gravado em 2019 por agentes penitenciários. Na ocasião, um traficante tentou fugir da prisão tentando se passar por sua filha e, para isso, utilizou uma máscara.

No vídeo manipulado, um efeito gráfico com o rosto do presidente foi aplicado tanto na máscara quanto no rosto do homem. No primeiro segundo do vídeo, inclusive, o efeito falhou, mostrando a máscara original.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Os comentários estão desativados.

Language »
Fonte
Contraste