Publicado originalmente em Agência Bori. Para acessar, clique aqui.
Com a presença de um público constituído por representantes de 22 países ibero-americanos durante a realização do VII Congresso Internacional da Red ALFAMED (Rede Universitária Euroamericana de Pesquisadores em Competências Midiáticas para a Cidadania), o presidente da ABPEducom, Ismar de Oliveira Soares, recebeu o prêmio que o reconhece como “Maestro Educomunicador Latinoamericano”, concedido pela entidade. A cerimônia realizada no dia 15 de agosto, em San José, na Costa Rica, também homenageou com o mesmo prêmio os pesquisadores Valério Fuenzalida (Chile) e Guillermo Orozco (México).
Na entrega da homenagem, Igancio Aguaded, presidente da Red ALFAMED, destacou o pioneirismo do presidente da ABPEducom e docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) em seu trabalho de pesquisa que levou à sistematização do conceito da Educomunicação, ao que se somou uma intensa atividade de extensão cultural, da qual resultou a difusão da visão latino-americana da prática educomunicativa, tanto no Brasil e quanto nos demais países ibero-americanos.
A outorga simultânea do prêmio aos três pesquisadores foi justificada pela especificidade da contribuição de cada um, na constituição teórico-prática do novo campo. No caso de Fuenzalida, foi destacado seu envolvimento com o tema da relação entre a TV e a infância, no Chile. Quanto a Orozco, foi celebrada a sua contribuição para os estudos culturais e para o entendimento dos processos de recepção.
No organograma do VII Congresso da Rede ALFAMED coube a Ismar de Oliveira Soares a conferência de encerramento, na tarde do dia 17 de outubro, quando discorreu sobre o tema Educomunicação, Transformação Social e Desenvolvimento Sustentável.
Reconhecimentos
O Prêmio “Maestro Educomunicador Latino Americano” representa a quinta menção de reconhecimento recebia por Soares ao longo dos últimos 20 anos. Um primeiro reconhecimento público adveio em 2004, quando o docente foi convidado pela MultiRio a integrar a equipe promotora do Summit Media for Children, um encontro internacional sobre a qualidade da TV para crianças e jovens, previsto para ocorrer no Rio de Janeiro. Ao assumir a coordenação da programação acadêmica do evento, Ismar de Oliveira Soares promoveu um diálogo entre as diferentes correntes que, no mundo, trabalhavam com o tema da relação entre Mídia e Educação.
Já em 2005, a INTERCOM concedia ao Núcleo de Comunicação e Educação (NCE/USP), fundado e coordenado por Soares, o Prêmio “Grupo Inovador”, por suas pesquisas e pela inclusão da prática educomunicativa na rede de educação do município de São Paulo. A terceira ação de reconhecimento correspondeu ao título de “Educador do Ano”, obtido em 2007, de decorrência de consulta pública, via Internet, realizada pela Revista Educartis.
A quarta menção ocorreu em 2018, com o Prêmio “USP Trajetória pela Inovação”, instituído pela Resolução USP no7.184, de 17.03.2016. A solenidade foi realizada em agosto daquele ano. Por fim, a quinta menção (2024), ao corresponder a um prêmio compartilhado com pesquisadores de outros países do continente, tem a particularidade de apontar para o fato de que a área de conhecimento denominada Educomunicação é o resultado de um trabalho coletivo e multidisciplinar, cuja excelência se deve à qualidade das intervenções de múltiplos agentes, distribuídos por todo o território ibero-americano.