É falso que pane em avião presidencial foi usada para encobrir ‘embriaguez’ de Lula

Publicado originalmente em Agência Lupa por Ítalo Rômany. Para acessar, clique aqui.

Circula nas redes sociais uma mensagem afirmando que a pane apresentada no avião presidencial no México, em 1º de outubro, na verdade é uma história inventada para mascarar o real motivo ocorrido. De acordo com o texto, os pilotos tiveram que manter o voo em círculos para acalmar o ‘cenário hostil’ da suposta embriaguez do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de sua equipe. “Todos muito bêbados, gente vomitando […] e o presidente estava totalmente bêbado e desequilibrado, dava murros na porta e agrediu um oficial”, alega o texto. É falso.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Ocorrência- Ingestão de pássaro no motor( urubu ). Não teve falha ou pane por falta de manutenção. Os pilotos agiram corretamente num cenário hostil causado por um bêbado analfabeto. Não tinha como fazer o pouso imediatamente após a ingestão do urubu, pois dentro do avião havia uma bagunça generalizada, todos muito bêbados, gente vomitando e tem assunto de gente tomando medicamento de tão bêbados que estavam, o Presidente estava totalmente bebado e desequilibrado, dava murros na porta e AGREDIU UM OFICIAL. Relatos de oficiais da FAB, afirmam que foi um terror. Não tinha como fazer o pouso imediatamente no MÉXICO por 1 único motivo, preservar a comitiva da vergonha do caos que ficou o interior da aeronave, pois nesses casos, devido a investigação internacional de incidentes aéreos, é mandatório isolar a aeronave, fotografar TUDO interna e externamente, copiar os dados das caixas pretas ( Flight Recorder e pilots voice recorder). Com isso o Cmte decidiu e queimar combustível enquanto se limpava, acalmavam os ânimos dos bebados amedrontados alucinados. Foram 4 horas de voo sobre a Cidade do México com a justificativa de que a aeronave estava acima do peso máximo de pouso. O comandante foi muito bom e salvou mais um vexame internacional desse analfabeto e seus asseclas

– Trecho de post que circula no WhatsApp

Falso

Não há qualquer evidência de que a pane no avião presidencial apresentada após decolagem no México tenha sido, na verdade, um motivo para ‘esconder’ o ‘cenário hostil’ gerado pela suposta embriaguez de Lula. Em nota, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) reforçou que o presidente não agrediu nenhum oficial da FAB. Também afirmou que as voltas que o avião fez no aeroporto não foram para “limpar a bagunça” da equipe. 

“A aeronave presidencial VC-1 apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México e foi necessário realizar o sobrevoo para gastar o combustível antes do pouso, por uma questão de segurança. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República repudia a divulgação de conteúdos de desinformação para fins políticos”, afirmou a Secom.

De acordo com informações veiculadas na imprensa, o avião em que estava o presidente Lula apresentou problemas técnicos no motor logo após decolar da Cidade do México. Entretanto, por estar com o tanque cheio, a aeronave não foi autorizada a pousar — prática comum na aviação, por questão de segurança. Para esvaziar o tanque de combustível, o avião realizou sobrevoos perto do aeroporto, dando voltas no ar por mais de 4 horas. 

À época, a Força Aérea Brasileira (FAB) publicou nota à imprensa reforçando que a tripulação “altamente treinada, agiu de acordo com os protocolos e manteve o controle da situação”. “No último voo, como amplamente divulgado, a aeronave experimentou uma anomalia técnica após a decolagem, resultando em alta vibração em uma das turbinas. Conforme os procedimentos operacionais padrões previstos em Lista de Verificações, a tripulação imediatamente adotou todas as medidas de segurança recomendadas”, diz trecho do texto. A reportagem entrou em contato com a assessoria da FAB por e-mail, mas não houve retorno.

O presidente Lula, em declarações dadas à imprensa, afirmou que foi comunicado pelos pilotos que o avião apresentava um problema em uma turbina. “‘O avião está seguro, tem uma turbina com problema, um motor, mas o outro está bem, já pedimos emergência para o aeroporto e vamos ficar circulando aqui durante duas horas até esvaziar um pouco o tanque, porque o tanque está muito cheio, se a gente pousar com o avião pesado poderá acontecer um acidente, até problema com o trem de pouso’. Aí ficamos lá rodando duas horas, fazendo um oito em cima do aeroporto”, explicou Lula.

Checagem similar foi produzida por Aos Fatos.


Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste