Publicado originalmente em Agência Lupa por Evelyn Fagundes. Para acessar, clique aqui.
Circula nas redes sociais um post afirmando que a candidata à presidência dos Estados Unidos Kamala Harris teria utilizado um brinco com ponto eletrônico no último debate com Donald Trump. É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:
“Kamala usou brincos de áudio Nova H1 durante o debate com Trump para receber instruções, ela estava com fones de ouvido…”
– Legenda do vídeo que circula nas redes sociais
Falso
Os brincos utilizados pela democrata Kamala Harris não possuem ponto eletrônico. Posts acusam a vice-presidente dos Estados Unidos de utilizar um modelo que funcionaria como uma espécie de “fone de ouvido” da empresa Nova. No entanto, ela estava usando um acessório da marca Tiffany & Co, que possui uma pérola e duas hastes finas que se encontram, ao contrário dos auriculares Nova H1, que possuem uma pérola e uma haste espessa que se conecta ao outro lado do aparelho na orelha.
À esq., imagem que mostra brinco utilizado pela candidata à presidência dos Estados Unidos; à dir., acessórios da Tiffany & Co. Créditos: ABC News e YFN
A imagem de Kamala Harris foi retirada do último debate entre os candidatos à presidência promovido pela ABC News no dia 10 de setembro. A vice-presidente dos Estados Unidos já utilizou o mesmo acessório outra vez neste ano, em junho, em uma cerimônia que celebra o fim da escravidão no país.
Um blog não oficial – chamado “What Kamala Wore” (O que Kamala vestiu, em português) – que divulga quais são as roupas vestidas pela candidata afirmou que o brinco usado é da marca Tiffany & Co. No site da loja, o item não está disponível na versão dourada, mas é oferecido o mesmo acessório na versão prata.
À esq., imagem que mostra brinco utilizado pela candidata à presidência dos Estados Unidos; à dir., fotos dos auriculares Nova H1
A empresa desenvolvedora dos brincos da Nova, a Icebach Sound Solutions, emitiu um comunicado no último dia 13 negando que o acessório utilizado por Kamala seja o aparelho auricular. “Depois de analisar minuciosamente as fotos de Kamala Harris durante o debate Presidencial, chegamos à conclusão de que estes não são nossos brincos de áudio NOVA H1. Em algumas fotos isso pode ser claramente reconhecido pelo design diferente”, afirmou a empresa em nota.
No exterior, veículos de imprensa e checagem de fatos publicaram conteúdos sobre o post desinformativo, como a Reuters, PolitiFact e Snopes. No Brasil, o Estadão Verifica, G1 e Poder 360 fizeram publicações sobre o tema.
Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.