É falso que PF encontrou túnel com dinheiro em imóvel de Deolane Bezerra; advogada foi presa pela Polícia Civil

Publicado originalmente em Agência Lupa por Catiane Pereira. Para acessar, clique aqui.

Circula pelas redes sociais um vídeo que afirma ter sido encontrado pela Polícia Federal (PF) um túnel na mansão da advogada e influenciadora Deolane Bezerra, em São Paulo. O túnel descoberto supostamente escondia um cofre que abrigava “documentos comprometedores e equipamentos de alta tecnologia”, além de “milhões em dinheiro vivo” e “mapas detalhados de locais estratégicos” da capital paulista. É falso

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

POLÍCIA DESCOBRE TÚNEL NA CASA DA DEOLANE BEZERRA

– Legenda de vídeo que circula pelas redes sociais

Falso

Não foi encontrado nenhum túnel na mansão de Deolane Bezerra, em São Paulo, durante a Operação “Integration”, que investiga crimes de lavagem de dinheiro e a prática de jogos ilegais. A operação resultou na prisão da advogada e influenciadora. Além disso, a operação é comandada pela Polícia Civil de Pernambuco — e não pela Polícia Federal como citado no vídeo viral —, com apoio das polícias civis de São Paulo, Paraná, Paraíba e Goiás.

Vale ressaltar que o vídeo usa imagens antigas e sem relação com o caso. A imagem que mostra um policial ajoelhado em túnel foi registrada em 2017 em Porto Alegre quando policiais deflagraram a Operação Santo para impedir a fuga de presos da Cadeia Pública de Porto Alegre. Já a foto que mostra uma porta em um piso de madeira pode ser encontrada na internet desde, pelo menos, 2018

No dia 4 de setembro deste ano, em desdobramento da ação em Pernambuco, foram realizados mandados de busca e apreensão pela Polícia Civil de São Paulo em imóveis ligados à influenciadora em Barueri, na Grande São Paulo. Não há informações na imprensa de que foi descoberto um túnel que abrigava dinheiro em espécie e “documentos comprometedores” nos endereços. 

O Judiciário determinou o sequestro de bens de Deolane Bezerra, como veículos de luxo, propriedades, aeronaves e embarcações. Também houve o bloqueio de ativos financeiros superiores a R$ 2,1 bilhões, a entrega do passaporte, a suspensão do porte de armas e o cancelamento do registro de arma de fogo. 

Prisão de Deolane Bezerra 

A Operação Integration, realizada pela Polícia Civil de Pernambuco, investiga um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo jogos ilegais. A operação cumpriu 19 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão, com o sequestro de bens de luxo. Entre os presos está a influenciadora e advogada Deolane Bezerra, detida no Recife em 4 de setembrojuntamente com sua mãe, Solange Bezerra, que tiveram bens da família apreendidos. 

No dia 9 de setembro, a influenciadora conseguiu um habeas corpus e foi liberada, sendo colocada em prisão domiciliar com o uso de tornozeleira eletrônica. No entanto, a prisão domiciliar foi revogada no dia seguinte (10), pois ela descumpriu medidas cautelares impostas pela Justiça. 

Pelas regras determinadas pelo TJPE, a influenciadora não podia se manifestar publicamente sobre o caso. Entretanto, ela fez aparições públicas e publicou uma foto nas redes sociais sobre o ocorrido. Deolane está detida em cela reservada na Colônia Penal Feminina de Buíque (CPFB), na região do Agreste de Pernambuco. 

O inquérito da Operação Integration, que resultou na prisão de Deolane Bezerra, foi finalizado pela Polícia Civil e encaminhado ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para as devidas providências. 

Conteúdo semelhante foi verificado por Boatos.Org e Estadão Verifica.


Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste