Seminário conta com a participação de jornalistas e professores de renomadas universidades brasileiras

Publicado originalmente em ObjETHOS. Para acessar, clique aqui.

Debater os desafios sobre a crítica de mídia e entender o papel de quem faz e quem recebe a crítica de mídia no Brasil. Esses serão os objetivos da jornalista Paula Guimarães (Portal Catarinas), do apresentador e repórter Paulo Mueller (NDTV), das professoras Rafiza Varão (UnB) e Simone Pallone (Unicamp) e do professor e fundador do objETHOS, Rogério Christofoletti (UFSC), no seminário em comemoração aos 15 anos do Observatório. 

Após a abertura do evento, programada para às 9h do dia 27 de setembro, no Auditório Henrique Fontes, localizado no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será realizada a primeira mesa de debate do seminário. A reflexão sobre a crítica de mídia no país será guiada por Rogério Christofoletti e Simone Pallone.

Christofoletti é professor de jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Jornalista pela Unesp, mestre em Linguística (UFSC) e doutor em Ciências da Comunicação (USP), realizou estágio pós-doutoral na Universidad de Sevilla (Espanha). Também escreveu e organizou 16 livros e tem mais de 150 capítulos de livros e artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais. Atualmente, pesquisa ética jornalística, credibilidade, transparência, privacidade, crítica de mídia e crise no jornalismo.

Especialista em jornalismo científico, Simone Pallone é doutora em Política Científica e Tecnológica. Pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é professora e orientadora no Programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (MDCC) da universidade, assim como no curso de Especialização em Jornalismo Científico. Coordena o podcast Oxigênio e é diretora editorial do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor).

Após o intervalo para o almoço, às 14 horas, inicia a mesa de debate com jornalistas de renomadas instituições catarinenses e nacionais. Participam da discussão a professora Rafiza Varão e os comunicador@s Paula Guimarães e Paulo Mueller.

Varão é professora adjunta do Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação  da Universidade de Brasília (UnB), onde coordena o projeto SOS Imprensa. Vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e Diretora Nacional da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom), é doutora em Teorias e Tecnologias da Comunicação.

A jornalista Paula Guimarães é co-fundadora e diretora-executiva do Portal Catarinas, mídia independente, feminista e antirracista. Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pós-graduada em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial, integrou a equipe vencedora do III Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados. Foi finalista do Prêmio Gabo de 2023 na categoria “Texto” com a reportagem “Suportaria mais um pouquinho?”. Também foi indicada ao Troféu Mulher Imprensa em dois anos consecutivos, em 2022 e 2023.

Paulo Mueller é formado em jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem passagens pela TV Panorama (afiliada TV Cultura – Balneário Camboriú/SC), RIC TV (afiliada da TV Record em Santa Catarina) e pela NSC TV (afiliada TV Globo). Atualmente é repórter e apresentador na NDTV. Na emissora tem foco principalmente em grandes coberturas, projetos especiais e nas editorias de geral, política, economia, cultura e coberturas de operações anticorrupção.

O encontro será transmitido em tempo real pelo canal do YouTube da TV UFSC

Confira a Programação do Seminário

9h – Abertura
9h30 às 11h45 – Mesa de Debate 1: Reflexões e desafios sobre a crítica de mídia no Brasil Debatedores: Rogério Christofoletti (UFSC) e Simone Pallone (Labjor/Unicamp). Mediadora: Aline Rios
11h45 às 14h – Intervalo para almoço
14h – Mesa de Debate 2: Quem faz e quem recebe a crítica de mídia?
Debatedores: Paula Guimarães (Portal Catarinas), Paulo Mueller (NDTV)  e Rafiza Varão (UnB/SOS Imprensa/Renoi) Mediador: Samuel Pantoja Lima (objETHOS/UFSC)
16h30 – Encerramento

Serviço

O quê? Seminário 15 anos ObjETHOS: “O papel do jornalismo na sociedade: a crítica de mídia nos últimos 15 anos”
Quando? 
27 de setembro, das 9h às 16h30
Onde? Auditório Henrique Fontes, localizado no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste