Publicado originalmente em Agência Lupa por Gabriela Soares. Para acessar, clique aqui.
Circula nas redes um vídeo com imagens do circuito interno do Palácio do Planalto durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. A legenda da publicação atribui os vídeos ao empresário Elon Musk, dando a entender que as imagens foram obtidas e divulgadas por ele. É falso.
Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:
“ELON MUSK: ‘Eu tenho as imagens da invasão do palácio do Planalto 8/1 dentro e fora, com hora, sem cortes, vou dar uma amostra de 2 minutos'”
– Legenda em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
As imagens da invasão do 8 janeiro que circulam pelas redes sociais não foram obtidas por Elon Musk. Os dois vídeos mostrados na publicação estão disponíveis para download no site da Presidência da República desde abril de 2023. Até a data de publicação desta checagem o empresário não havia publicado nenhuma imagem dos ataques de 8 de janeiro em seu perfil no X (antigo Twitter).
As cenas foram divulgadas sem som pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) em 22 de abril de 2023, após determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
O primeiro trecho da peça enganosa mostra, inclusive, o logo do site Poder 360, que divulgou as imagens das gravações da cobertura oeste do Palácio do Planalto, feitas no dia 8 de janeiro de 2023, e em 18 de setembro de 2023. A publicação do Poder 360 informa que o vídeo foi disponibilizado pelo GSI a partir da decisão de Moraes.
A Lupa baixou o segundo trecho da peça enganosa, que mostra a ala oeste do Palácio do Planalto, na pasta disponibilizada pelo GSI — demonstrando que a gravação não foi obtida ou divulgada por Musk, mas sim pelo Estado brasileiro.
Este conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos.