CONFERÊNCIA INTERNACIONAL – ESPECTRO XXI – 22/07

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL – ESPECTRO XXI

Ecossistema Complementar de Comunicação Social e Radiodifusão Digital Interativa

O espectro radioelétrico é bem público gerenciado pelo Estado, mas esse modelo tem se mostrado ineficiente em todo o mundo e novas abordagens tecnológicas vêm sendo implementadas. A gestão dinâmica do espectro, o espectro aberto e o espectro livre se apresentam como alternativas viáveis, de interesse tanto para efetiva ocupação do espectro quanto para ampliação do acesso cidadão a essa infraestrutura das infraestruturas de comunicação.

A Conferência pretende abordar a noção de complementaridade presente na Constituição Federal do Brasil, em seu art. 223, à luz das mudanças regulatórias realizadas na Bolívia, Equador, Argentina, que dividiram equanimemente o espectro para iniciativas comunitárias, públicas e comerciais de comunicação. A noção de soberania digital ganhará novos contornos ao incluir em sua construção as possibilidades trazidas com a TV digital interativa, que proporciona diferentes níveis de interatividade, novos serviços, otimização do espectro, com capacidade para se tornar uma plataforma autônoma de circulação de dados. O rádio digital, adotado em países continentais como o Brasil, como Rússia e Índia, também será objeto de reflexão considerando. seu potencial para comunicação entre territórios distantes e face à crise climática, com novas tecnologias, alertas de emergência, e invenção de uma nova linguagem multimídia, potencialmente interativa, com o middleware Ginga.

A Conferência integra um conjunto de atividades previstas no âmbito da pesquisa “A Ontogênese do Espectro Radioelétrico diante da Digitalização das Mídias”, coordenada por Thiago Novaes, no âmbito de seu pós-doutorado sênior FAPERJ, apoiada pelo grupo de pesquisa EMERGE, liderado pelo professor Adilson Cabral, da Universidade Federal Fluminense – UFF.

Mesa 1 – 14h às 15h45

Comunicação, Regulação e Inovação: o interesse público acima dos monopólios

Cristina Gonzales (GT Acesso/Coalizão Direitos na Rede)

Caio Cesar Loures (Rádio UFRJ)

Rafael Diniz (Rhizomatica)

Mesa 2 – 16 às 18h

Espectro e Democracia: por um ecossistema soberano de comunicação social no Brasil

Robert Horvitz (Open Spectrum – participação online)

Sérgio Amadeu da Silveira (UFABC)

Thiago Novaes (UFF)

22 de Julho de 2024

14 às 18h

Auditório das Pós-Graduações

Novo Instituto de Artes e Comunicação Social – IACS

Campus Gragoatá, Niterói/RJ

Universidade Federal Fluminense – UFF

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste