Publicado originalmente em Agência Lupa por Catiane Pereira. Para acessar, clique aqui.
Circula pelas redes sociais um vídeo no qual um homem alega que a dengue poderia ser tratada se a pessoa beber 3 litros de água alcalina, consumir suco de verduras e legumes crus e excluir da alimentação comidas de origem animal por 72 horas. Além disso, ele afirma que em relação à forma grave da doença, popularmente conhecida como dengue hemorrágica, a cura se daria por meio do consumo de suco de bardana e banhos alternados de água fria e quente. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação?:
Um tratamento de dengue para a pessoa sarar em 72 horas (…) a primeira coisa que a pessoa deve fazer é tomar 3 litros de água alcalina (…) suspender alimentação de origem animal e derivados (…) e tomar somente suco de verduras e legumes crus durante 72 horas
– Trecho de vídeo que circula pelo WhatsApp
Falso
Não há evidências científicas de que a ingestão de água alcalina e sucos de verduras ou legumes tenha qualquer resultado no tratamento da dengue e seus sintomas. Buscas no Google Acadêmico, por exemplo, não indicam estudos que comprovem a eficácia desse suposto novo tratamento.
Os itens mencionados também não aparecem no manual de manejo clínico de dengue do Ministério da Saúde, que lista protocolos de tratamento para a doença. De acordo com a pasta, não existe tratamento específico para a dengue. A recomendação é priorizar a reposição adequada de líquidos e repousar, além de buscar orientação médica.
Luciana Costa, professora associada do Departamento de Virologia do Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), informa que até o momento não há nada que possa bloquear a replicação viral, ou seja, que possa impedir que o vírus se espalhe no organismo e cause a doença – tampouco a receita indicada no vídeo causa esse efeito.
Segundo Marcella Garcez, nutróloga e diretora do departamento de Fitoterápicos e Nutracêuticos da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), o tratamento padrão para a dengue envolve repouso e hidratação adequada com água. Ela afirma, no entanto, que a água alcalina não tem benefícios adicionais comprovados à saúde. Vale ressaltar que a água alcalina é um tipo de água que possui pH alcalino, ou seja, seu pH é acima de 7,5.
Além disso, a nutróloga explica que suspender a alimentação de origem animal e consumir apenas sucos de verduras e legumes não é uma recomendação padrão para o tratamento da dengue. “Pode até ser prejudicial, pois uma dieta restrita em proteínas pode levar a deficiências nutricionais e piores respostas imunológicas”, afirma Garcez.
O médico epidemiologista André Ribas Freitas, professor da Faculdade São Leopoldo Mandic, confirma que o paciente que está com dengue necessita de hidratação, podendo utilizar além da água, sais para reidratação oral, se indicada pelo médico, e até mesmo isotônicos. No entanto, não há orientação para uso de água alcalina ou qualquer comprovação de que suas propriedades sejam benéficas para o organismo.
No caso de dengue hemorrágica basta tomar suco de bardana (…) duas vezes ao dia, eu garanto para vocês que em 12 horas essa hemorragia estanca
– Trecho de vídeo que circula pelo WhatsApp
Falso
Da mesma forma como a água alcalina e o suco de verduras, a bardana não aparece entre os itens mencionados no manual de manejo clínico de dengue do Ministério da Saúde, que lista protocolos de tratamento para a doença, seja no seu estado clássico ou grave.
A bardana, cujo nome científico é Arctium lappa, é uma planta medicinal que ajuda no tratamento de problemas como acne, má digestão e falta de apetite. Segundo a nutróloga Marcella Garcez, a bardana é uma planta comumente usada na medicina tradicional em diversas partes do mundo, incluindo a medicina chinesa e japonesa, e é valorizada por suas propriedades medicinais.
Marcela Garcez esclarece que a bardana se for consumida como alimento funcional (“chá” decocto) é indicada para situações onde o objetivo é a prevenção de doenças, efeitos digestivos e antioxidantes suaves, mas não deve ser usada como alternativa aos medicamentos para alívio dos sintomas ou tratamento para a dengue. “Não há evidências científicas que apoiem a ideia de que o suco de bardana tenha poderes milagrosos na cura da dengue grave ou de qualquer outra doença”, informa a nutróloga.
Além disso, a médica destaca que a dengue grave é uma condição séria que pode levar a complicações e até mesmo à morte. Por isso, é fundamental buscar tratamento médico imediato em caso de suspeita dessa condição.
Para melhorar o metabolismo, circulação periférica e ajudar a desintoxicar mais rápido o organismo fazer banho alternado, o que é esse banho alternado? É um banho de água fria e água quente, alternando um minuto água fria e um minuto de água quente pelo menos dois banhos de 19 minutos
– Trecho de vídeo que circula pelo WhatsApp
Falso
Como mencionado acima, não existe tratamento específico para a dengue, ou seja, tomar banhos alternados de água quente e fria não é uma ação válida para combater a doença. Segundo o infectologista Hélio Arthur Bacha, consultor-técnico da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), não há evidências científicas que validem a recomendação de banhos alternados como método terapêutico para a dengue.