Publicado originalmente em Agência Lupa por Maiquel Rosauro. Para acessar, clique aqui.
Post traz um vídeo viral no qual uma mulher relata que pegou uma arma e assassinou dois idosos. O texto que acompanha a publicação alega que se trata de uma bolsonarista que matou dois idosos em Mato Grosso. É falso.
Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:
Bolsonarista que matou ídosos em Mato Grosso ??
– Texto em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
A mulher no vídeo é a influenciadora digital Aline Bardy Dutra, que não é a autora da morte dos idosos no Mato Grosso. Ela possui um perfil no Instagram onde publica sátiras contra a direita. É o caso desse vídeo, no qual ela interpreta e ridiculariza a pecuarista Inês Gemilaki, suspeita de matar Pilson Pereira da Silva, 69 anos, e Rui Luiz Bogo, de 81, em Peixoto de Azevedo (MT), no último domingo (21).
Inês foi presa na terça-feira (23), junto com seu filho, o médico Bruno Gemilaki Dal Poz, também acusado pelo crime. No mesmo dia, mais cedo, foram presos por suspeita de participação nos assassinatos, Márcio Ferreira Gonçalves, marido de Inês, e Eder Gonçalves Rodrigues, irmão de Márcio.
Uma câmera de segurança flagrou mãe, filho e cunhado invadindo a casa e efetuando vários tiros. De acordo com a polícia, o marido de Inês teria dado apoio à fuga. O crime ainda está em investigação.
Na versão original do post, Aline Bardy Dutra publica um breve texto com os nomes de mãe e filho suspeitos pelo duplo homicídio. Porém, como o vídeo viralizou sem as informações da legenda, há usuários das redes sociais confundindo a influenciadora com a mulher suspeita pelos assassinatos.