Publicado originalmente em Agência Lupa por. Para acessar, clique aqui.
Circula nas redes um vídeo em que uma menina diz “Isso é pela minha mãe! Fora, Bolsonaro!” ao tomar a vacina contra a Covid-19. Em seguida, outra gravação registra supostamente essa mesma criança vomitando em um balde, e afirma que ela teria morrido devido aos efeitos adversos do imunizante. É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:
A menina que apareceu vomitando em um balde após receber a vax, veio a óbito! […]
– Legenda que acompanha o vídeo que circula nas redes sociais
Falso
O vídeo foi editado. A gravação que circula nas redes sociais mostra duas crianças diferentes: a menina tomando vacina tem traços e voz distintos dos da outra criança que aparece doente na segunda parte do registro. Desde que começou a vacinação contra a Covid-19 em crianças, em janeiro de 2022, nenhuma reportagem foi publicada em nenhum veículo de imprensa sobre a suposta morte da menina que aparece vomitando no vídeo. Não foi registrado nenhum caso de óbito vinculado à vacinação infantil contra a Covid-19 no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.
“Até o momento, não há registro de nenhum caso de óbito em decorrência de vacinação para Covid-19 em crianças”, disse o Ministério da Saúde, em nota encaminhada à Lupa. Ainda de acordo com a pasta, são previstos efeitos colaterais como dor no local da aplicação e até febre após a vacinação e, eventualmente, sintomas como náusea, vômitos e dor no peito podem estar associados com outros fatores, como infecções, doenças pré-existentes ou ansiedade.
É possível perceber, no segundo trecho do vídeo, a presença de um menino vestindo uma calça azul. A roupa se assemelha ao uniforme da rede de ensino municipal de Salvador, o que sugere que a segunda cena, com a menina vomitando, teria sido gravada na capital baiana.
O post desinformativo circula nas redes sociais desde 2022 e já naquele ano a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador se pronunciou sobre a inexistência de registros de óbitos vinculados à vacinação. A Lupa contatou o órgão para obter informações mais atualizadas sobre o assunto e ele negou que ocorreram mortes em decorrência da imunização contra a Covid-19.
“A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador afirma não haver registro de mortes associadas à imunização contra a Covid-19, cuja estratégia foi iniciada em 2021”, disse a pasta, em nota enviada à Lupa.
Este conteúdo também foi verificado por Boatos.org e Projeto Comprova.