Volume 33 e 1ª publicação de 2024 da Revista tem como tema o fenômeno da desinformação
Centrado nas diferentes frentes de combate à desinformação, a Revista IRIE (em inglês The International Review of Information Ethics), publicação do Centro Internacional de Ética da Informação (ICIE), lança, em abril, sua 1ª publicação de 2024 e o volume 33 do periódico. Dispondo de um total de 9 artigos, a Revista conta com edição da Coordenadora da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD Brasil), Profa. Dra. Ana Regina Rêgo; e do pesquisador do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas da Argentina (CONICET), Prof. Dr. Esteban Zunino. Para os interessados, a edição já encontra-se disponível no site da revista IRIE e também na seção de pesquisas da RNCD Brasil.
Nesse sentido, os artigos selecionados suscitam as seguintes discussões: Regulação das plataformas digitais; Ações e métodos de monitoramento digital; Pesquisa crítica sobre o neocapitalismo tecnológico; Inteligência Artificial e Informação; Educação em mídia digital; Comunicação científica; Verificação de notícias/verificação de fatos; Ações para combater o discurso de ódio em todas as dimensões; Negacionismo científico e ambiental e Pesquisa sobre qualidade, diversidade e pluralismo da informação em ambientes digitais.
De acordo com os editores na introdução da Revista, após 6 meses de avaliação, os trabalhos foram revisados e selecionados por pares, que compõem um conjunto plural e diversificado, proporcionando assim uma visão ampla do espectro do fenômeno da desinformação e suas formas de identificação, através de múltiplas lentes.
Os artigos selecionados abrangem uma ampla gama de temas intervenientes e paralelos ao fenômeno da desinformação. “Abrindo o número, ‘Desinformação e competência crítica em informação: análise das relações na literatura científica brasileira’ examina a relação entre ‘desinformação’ e ‘competência crítica em informação’. O uso da competência informacional crítica é destacado como um conhecimento promissor que a Ciência da Informação pode oferecer para uma abordagem interdisciplinar no combate à desinformação”, descrevem os editores na introdução do periódico.
Na sequência, “O papel dos bots sociais no debate ambiental brasileiro: uma análise dos incêndios florestais na Amazônia em 2020 no Twitter” é o segundo artigo e explora a propaganda desinformativa e computacional utilizada no Brasil e referente ao contexto ambiental brasileiro, com foco nos incêndios florestais no Amazonas. “Os resultados são reveladores de uma prática que reverbera estratégias desinformativas que atuam em agendas contrárias à preservação ambiental, favorecendo tanto agricultores, invasores e predadores da floresta”, destacam os editores.
Saiba mais sobre a Revista IRIE
Situada na Universidade de Alberta no Canadá, a Revista do Centro Internacional de Ética da Informação (ICIE) prevê um discurso internacional e intercultural sobre os impactos éticos da tecnologia da informação nas práticas e no pensamento humanos, na interação social, na ciência, na pesquisa e na sociedade.
A revista oferece um fórum geral para estudos éticos na área de Ética da Informação, publicando semestralmente trabalhos científicos disponíveis em formato on-line de acesso aberto.
Por mais de uma década, a Revisão Internacional de Ética da Informação (IRIE) liderou o campo na exploração de novas fronteiras da ética e da tecnologia. Tendo abordado tópicos que vão desde robótica até religião.