Publicado originalmente em Agência Lupa por Maiquel Rosauro. Para acessar, clique aqui.
Post que circula nas redes sociais exibe trecho de uma transmissão ao vivo do programa Cidade Alerta da TV Record, que mostra o trânsito bloqueado na Avenida Régis Bittencourt, em São Paulo. O texto que acompanha o vídeo alega que o Partido dos Trabalhadores (PT) bloqueou estradas para impedir patriotas de participarem da manifestação em favor ao ex-presidente Jair Bolsonaro, na Avenida Paulista, no domingo (25). É falso.
Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:
“que absurdo a petezada broqueado a estrada p impedir os patriotas chegar na avenida Paulistamais se fosse os patriota a p f já tinha expulsado”
– Texto em vídeo que circula no TikTok
Falso
O PT não bloqueou estradas para impedir a ida de bolsonaristas ao ato na Avenida Paulista. Nenhuma notícia sobre tal fato foi divulgada em veículos de imprensa. Já as imagens do programa Cidade Alerta mostradas no post são antigas e foram registradas em 31 de outubro de 2022, ainda durante o governo Bolsonaro. O ato era um protesto contra o resultado da eleição para presidente da República, vencida por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na ocasião, os manifestantes afirmavam que não iriam liberar as vias.
O vídeo na íntegra está disponível no YouTube do Cidade Alerta e possui 3min53s. Porém, o post desinformativo usa apenas 1min53s do vídeo original, omitindo informações importantes que impedem identificar quando a gravação foi realizada. Para a publicação falsa foram usadas imagens a partir de 2min5s (confira abaixo).
Na imagem abaixo, é possível comparar os dois vídeos. No post apócrifo foi cortada a legenda da TV Record que informava sobre paralisações de caminhoneiros em 18 estados do país.
À esquerda, o post desinformativo que circula no TikTok como se as imagens fossem atuais. À direita, o vídeo original apresentado pela TV Record em 31 de outubro de 2022. Fotos Reprodução
Manifestação
O ato realizado domingo (25), na Avenida Paulista, reuniu aliados e apoiadores de Bolsonaro. O ex-presidente convocou a manifestação para, segundo ele, se defender das investigações sobre tentativa de golpe de Estado quando estava à frente da Presidência da República. Em seu discurso durante o evento, ele disse que agiu dentro dos limites da Constituição.