É falso que Lula ganhou carro zero-quilômetro da BYD

Publicado originalmente em Agência Lupa por Gabriela Soares. Para acessar, clique aqui.

Publicação que circula nas redes sociais afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhou um carro zero-quilômetro após uma visita de representantes da empresa fabricante do veículo. É falso.

Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:

“Lula ganha carro 0km após visita de representantes da empresa

Se fosse Bolsonaro…”

– Texto em imagem que circula nas redes sociais

Falso

Lula não “ganhou” o veículo. O modelo Tan, da fabricante chinesa de carros elétricos BYD, foi cedido em regime de comodato — empréstimo sem custo — à Presidência da República em 24 de janeiro de 2024, conforme nota publicada no site da empresa. O prazo de vigência do acordo é de um ano e se encerra em 23 de janeiro de 2025, como consta no contrato publicado no Diário Oficial da União.

A Secretaria de Comunicação da Presidência da República também negou o boato que circula nas redes, em nota enviada à Lupa. A pasta ressaltou que “o automóvel não está em posse do presidente e não será utilizado em comboios”.

contrato de comodato também descreve que o empréstimo “destina-se exclusivamente à comodatária para uso com finalidade de testes uso e conhecimento do produto”, e que o veículo deve ser devolvido nas mesmas condições em que foi inicialmente entregue. Em caso de danos irreversíveis, o Planalto terá que pagar o valor do automóvel à empresa (cláusula quarta, item “e” do contrato).

A entrega do carro aconteceu no Palácio da Alvorada. Na ocasião, a BYD também apresentou um relatório detalhando seu plano de investimentos para o Brasil. Segundo a empresa, serão investidos R$ 3 bilhões na construção de uma fábrica de carros em Camaçari (BA) com início nas próximas semanas. O complexo terá capacidade inicial para produzir 150 mil carros por ano e será a primeira fábrica de automóveis da BYD fora da Ásia, informou a empresa.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste