Iniciativa Amazônia Livre de Fakes fortalece o combate à desinformação

Idealizado pelo parceiro da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD Brasil), Coletivo Intervozes, o projeto Amazônia Livre de Fakes tem o intuito de combater a desinformação e o discurso de ódio na Amazônia Legal, a partir de um levantamento de páginas e perfis que propagam conteúdo enganoso e por meio de campanhas estratégicas de enfrentamento no ambiente digital. Presente em seis estados brasileiros (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Roraima), a iniciativa reúne jovens, educadores, jornalistas/comunicadores, pesquisadores universitários, campo, cidade, indígenas e ribeirinhos.

O projeto Amazônia Livre de Fakes participa em diferentes frentes de atuação com a temática de Desinformação e Amazônia com convite para mais de 50 instituições, movimento e entidades para chegar ao atual Grupo de Trabalho do Projeto composto por 10 entidades, sendo oito da Amazônia Legal.

Desta forma, já foram lançadas três campanhas estratégias para promover a pauta sobre o financiamento da desinformação e promover a desmonetização de sites de notícias e as plataformas digitais que estes utilizam. As campanhas têm como objetivo visibilizar, responsabilizar e desmonetizar empresas que viabilizam recursos para sites de notícias que têm disseminado desinformação na Amazônia Legal. Saiba mais abaixo:

  • #BlackRockDoSomenthing: No mês de junho de 2022, em parceria com o movimento Sleeping Giants Brasil, foi notificado extrajudicialmente a maior gestora de ativos do mundo e principal acionista da Google, a BlackRock, informando sobre a ausência de transparência sobre anúncios eleitorais no Brasil e diferença de tratamento em relação aos países do norte global.  Após essa iniciativa, a Google publicou no país a biblioteca regional de anúncios de candidatos aumentando a transparência para as eleições de 2022. 
  • #EduzzPareoFinanciamento: O Portal Novo Norte é um site de notícias criado em 2019 em Palmas (TO) por Pablo Carvalho. A página dissemina conteúdos hiper partidários falsos e manipulados com frequência alta em sua cobertura política diária. Com inclinação ideológica de extrema-direita, tem apoiado de forma massiva Jair Bolsonaro como evidente presidenciável favorito em 2022. O site é financiado por assinaturas mensais coletadas através da plataforma Eduzz, que se identifica como empresa que potencializa talentos através de cursos. Em sua cartela de clientes, além do Portal Novo Norte, consta Terça Livre e Eduardo Bolsonaro. Ação: Notificação feita a partir da Política de Privacidade e Termos de Uso da plataforma Eduzz sobre a veiculação de desinformação e entregue às duas empresas. E mobilização nas redes sociais denunciando as empresas e solicitando apoio da sociedade civil para a campanha.
  • Financiamento da desinformação: A desinformação vem por formas diferentes, a partir da realidade de cada um dos portais e/ou veículos de comunicação. Por isso, o projeto atua em frentes diferentes. Ação Eleições: Notificação feita a partir da Política de Privacidade e Termos de Uso da plataforma Youtube sobre a veiculação de desinformação. Além disso, a partir de um relatório e uma notificação extrajudicial entregou-se ao Tribunal Superior Eleitoral o levantamento, que solicitou formalmente a retirada de alcance de alguns vídeos durante o período eleitoral. Ação Financiamento Público: A partir dos dados da pesquisa, percebeu-se a relação entre dinheiro público e financiamento da desinformação, a partir de representantes políticos. Por isso, publicou-se artigos, vídeos e postagens sobre o tema para ligar o alerta na sociedade sobre isso.   

Como parte do Coletivo Intervozes, o projeto aparece também no podcast “Levante sua Voz” abordando questões sobre fake news e desinformação. Conheça o podcast aqui.

Vale também mencionar os seguintes parceiros que colaboram com sua realização: Abaré, Cojovem, Instituto Mapinguari, Matpha, Ninja, CasaNinja Amazônia, CJT, Vero e Sleeping Giants Brasil.
Mais informações sobre todas as ações, campanhas e relatórios da Amazônia Livre de Fakes, acesse seu site: http://amazonialivredefake.org/.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste