Publicado originalmente em Agência Lupa por Ítalo Rômany. Para acessar, clique aqui.
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro recepcionando brasileiros que, segundo a legenda, foram repatriados do atual conflito em Israel em voo da Força Aérea Brasileira (FAB). A publicação afirma ainda que nenhum integrante do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve nessa recepção. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação?:
Sabe quem foi lá receber os brasileiros que voltaram de Israel, que foram resgatados pela FAB? Ninguém do governo atual. Sabe quem foi? Michelle Bolsonaro. Vou botar o vídeo aqui pra você ver
– Trecho de vídeo que circula no WhatsApp
Falso
As imagens de Michelle Bolsonaro que circulam nas redes sociais na verdade são de março de 2022. Ao contrário do que diz o post desinformativo, a ex-primeira-dama recepcionava brasileiros que fugiram da Ucrânia e foram repatriados em voo da FAB. Também é falsa a afirmação de que o governo atual não recepcionou os brasileiros vindos de Israel.
Em 10 de março de 2022, o então presidente Jair Bolsonaro (PL), autoridades e aliados do governo recepcionaram 68 repatriados, entre brasileiros e pessoas de outras nacionalidades, que estavam na Ucrânia, país invadido pelas forças militares russas. Reportagem publicada pelo UOL mostra que Michelle Bolsonaro participou da recepção “sorridente, conversou com os que chegavam e acariciou pets que chegaram também”.
Governo Lula recepcionou brasileiros
O primeiro voo da FAB com 211 brasileiros repatriados da região de conflito entre Israel e o Hamas chegou ao país em 11 de outubro. Na chegada a Brasília, os passageiros foram recepcionados pelo ministro da Defesa, José Mucio, pela ministra substituta do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, e pelo tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Aeronáutica.
Um outro avião da Força Aérea Brasileira trazendo brasileiros repatriados de Israel pousou no Aeroporto do Recife em 13 de outubro. Os passageiros foram recepcionados pela vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, e pelo ministro da Defesa, José Mucio. As ações fazem parte da Operação Voltando em Paz, que até 15 de outubro já assegurou o retorno de 916 brasileiros.
Checagem similar foi produzida por Aos Fatos, Estadão Verifica e Reuters.