É falso que Boulos posou para foto ao lado de membros do Hamas

Publicado originalmente em Agência Lupa por Maiquel Rosauro. Para acessar, clique aqui.

Post que circula nas redes sociais afirma que o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) é um dos homens que aparece em uma fotografia junto a membros do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas). É falso.

Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:

Alguém sabe quem é esse garotão que está a esquerda, junto com seus amigos do Hamas ? Sim, é ele. Sr Guilherme Boulos.

– Texto em imagem que circula nas redes sociais

Falso

A fotografia foi registrada em 2018, na cidade de Belém, na Cisjordânia, e não mostra integrantes do Hamas. Na verdade, Boulos está ao lado de correligionários do PSOL: Juliano Medeiros, então presidente do partido (ao centro do registro), e Fred Henrique (no canto direito da imagem), representante da Secretaria de Relações Internacionais do partido. 

Boulos, que à época era pré-candidato à Presidência da República, realizou uma viagem de três dias à Cisjordânia, a fim de se reunir com movimentos sociais e lideranças políticas da causa palestina, além de representantes de organizações da esquerda israelense. 

“Estamos do lado da democracia, com igualdade de oportunidades e sem discriminação, seja ela a islamofobia ou o anti semitismo. Defendemos o fim da ocupação militar da Cisjordânia e Faixa de Gaza, o direito de retorno dos refugiados palestinos e direitos iguais de cidadania para palestinos em Israel, em concordância com o direito internacional e as resoluções da ONU”, publicou Boulos, no Facebook, em 27 de abril de 2018.

O post apócrifo viralizou esta semana, após ataque do Hamas a Israel, que respondeu bombardeando a Faixa de Gaza. No domingo (8), Boulos usou o X (antigo Twitter) para criticar quem espalha desinformação

“Minha defesa dos direitos do povo palestino é pública. Cheguei inclusive a realizar uma visita à Cisjordânia em 2018, da qual os bolsonaristas estão utilizando imagens para propagar Fake News. Agora, condeno sem meias palavras ataques violentos a civis, como os que mataram nas últimas horas 250 israelenses e 232 palestinos. Deixo minha solidariedade às vítimas e seus familiares”, postou Boulos.

Esse conteúdo também foi verificado por O Globo.

Nota: Este conteúdo faz parte do projeto Mídia e Democracia, produzido pela Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI) em parceria com Democracy Reporting International e a Lupa. A iniciativa é financiada pela União Europeia.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste